
Escalar a divisão continental nas profundezas do inverno em temperaturas abaixo de 0 graus Celsius pode não parecer o uso principal de um hipercarro totalmente elétrico, mas se esse hipercarro for o Drako GTE, isso é apenas um aquecimento. A verdadeira diversão do inverno acontece em pistas de corrida com neve e lagos congelados a 2.600 metros.
Mesmo nas alturas que afogariam pela metade a um motor de combustão e as temperaturas que colocariam alguns EVs no modo de próximo carregador, não podem colocar um freio no estilo inimitável do Drako GTE. Seu sistema de quatro motores, controlado pelo software DriveOS patenteado pela Drako, torna mais fácil trabalhar em condições de neve e gelo, enquanto sempre deixa o motorista no controle.
Afinal de contas, o motorista é a prioridade na Drako, e o GTE foi projetado de dentro para fora para oferecer uma experiência de direção completamente nova e incomparável, combinando manobrabilidade final com aplicação de potência máxima.
Capacidade a outro nivel
Com um motor independente em cada roda, o Drako pode fazer coisas que nenhum outro carro pode, desde girar no lugar como um tanque militar enlouquecido até derrapando além das curvas perpendiculares e até mesmo mágicas de 360 graus em alta velocidade.
Para demonstrar as capacidades do GTE antes das primeiras entregas aos clientes neste ano, a empresa entregou o carro ao piloto Andy Pilgrim e o levou para a “Winter Performance Track”, localizada acima de 2.050 metros de altura em Steamboat Springs, Colorado.
O piloto Andy Pilgrim exige o Drako GTE na neve
Pilgrim impulsiona o GTE através da neve profunda e acidentada, conectando curvas com deslizamentos de cauda em alta velocidade que desmentem sua facilidade de controle. Observe as rodas dianteiras enquanto Pilgrim entra e segura cada deslizamento, prestando atenção especial às poucas correções que ele faz e ao pequeno ângulo de direção necessário para virar o carro. Pilgrim é capaz de guiar o volante com a ponta dos dedos graças às respostas ultrarrápidas do GTE, modo de direção e condições de tração. Observe também o quão bem o carro dirige sobre a superfície profundamente danificada, apesar do ritmo implacável de Pilgrim, sem rolagem perceptível e muito pouco arremesso ou solavanco, a suspensão absorvendo habilmente o terreno, seja que se deslize para dentro e através de uma curva ou envie quatro colunas de neve em direção ao céu quando ele sai.
O piloto de rally David Hackl por sua vez faz o proprio no gelo
Em nenhum lugar a beleza balética de um verdadeiro sistema de controle de tração e estabilidade é mais evidente do que no gelo, então a empresa levou o Drako GTE para Lake Georgetown, CO. A mais de 2.600 m de altura, a crosta cristalina do lago congelado era a superficie perfeita para o piloto de rally e corredor da Pikes Peak International Hill Climb, David Hackl, desenhar linhas elegantes e fluidas com os quatro motores do GTE fazendo girar os pneus para gelo com pregos como escovas. O Quattro Manettino no modo “Ice”, o GTE é lançado através do lago. Com mãos diabolicamente lentas e suaves, Hackl guia sem esforço a forma longa e elegante do carro em deslizamentos muito além da perpendicular aos rastros que ele deixa na cruz de gelo de maneiras aparentemente improváveis, apesar de um retorno igualmente sem esforço à linha reta e centrada.
Habilidades do Drako GTE
Ao contrário de um carro elétrico de um, dois ou mesmo três motores, ou um carro a combustão, os quatro motores do GTE significam que cada roda responde individualmente aos comandos do motorista, mesmo virando para trás se necessário. Como cada roda pode reagir de forma independente e por causa do sistema DriveOS ultrarrápido que a controla, as respostas do GTE são mais do que felinas. A velocidade do loop de controle-resposta cria uma sensação de conexão diferente de tudo o que você já experimentou em qualquer outro carro, permitindo que você aproveite ao máximo os 1.200 cavalos de potência e os prodigiosos 6.500 libras-pés de torque do GTE em qualquer situação.
Movimentos de giro de um “tanque militar”
Para coroar a exibição de arte dos quatro motores do GTE está a peça de resistência: ela imita “o giro de um tanque de guerra”. Ativando um modo especial que permite ao GTE girar suas rodas do lado direito oposto às do lado esquerdo, Hackl pisa no acelerador e o carro gira, os quatro pneus para gelo com pontas tentam cortar uma amostra do tamanho do GTE do Lago congelado. A câmera drone de alta definição no teto mostra as mãos de Hackl, parecidas com uma pedra, mesmo enquanto o carro faz uma pirueta no lugar como nenhum outro carro consegue. Pode parecer um truque de edição, mas não é. É uma demonstração da superioridade de controle possibilitada pelo trem de força quadrimotor do GTE e pela lógica DriveOS, porque tudo o que você pode fazer enquanto está parado, também pode fazê-lo com o veículo em movimento, permitindo que o GTE se alinhe de forma transparente com a vontade do motorista.
Sobre a Drako Motors
A Drako Motors de San Jose e seus fundadores, os empresários americanos Dean Drako e Shiv Sikand, criaram o próximo nível de condução e desempenho de supercarros centrados no motorista, o Drako GTE de produção limitada. Seu design icônico, o trabalho de Lowie Vermeersch e sua equipe italiana GranStudio, enquadra a inovadora arquitetura elétrica de quatro motores dentro. O controle preciso do torque em cada roda por meio da plataforma DriveOS da Drako garante o máximo desempenho de condução, permitindo ao motorista o domínio completo dos 1.200 hp do GTE, 8.800 Nm (6.500 libras-pé) de torque e velocidade máxima de 332 km/h, tudo isso ao mesmo tempo luxuosamente acomodando quatro passageiros e suas bagagens.
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