
A Rodin Cars foi fundada em 2016 pelo empresário australiano de TI, bilionário e grande entusiasta de carros David Dicker, o nome Rodin faz referência ao famoso escultor francês Auguste Rodin, e ao rosto de sua escultura mais famosa, “O pensador”. A empresa está sediada no pitoresco Canterbury Valley, na Ilha Sul da Nova Zelândia, onde, além dos edifícios de engenharia e produção, há três pistas de teste.
Projeto inicial derivado do projeto T125 comprado a Lotus, chamado FZed
Dicker inicialmente queria fazer um hipercarro intransigente em termos de aerodinâmica e soluções técnicas que fosse mais rápido na pista do que um carro de Fórmula 1, mas como aquecimento ele comprou o projeto T125 da Lotus, que é, na verdade, um carro de Fórmula 1, projetado para clientes particulares; na Rodin Cars, este modelo, equipado com um motor Cosworth GPV8 de 3,8 litros com capacidade de 684 hp, foi renomeado FZed.
Apresentação
Rodin FZero será muito mais poderoso: a apresentação do projeto aconteceu recentemente na divisão britânica da Rodin Cars, perto do lendário circuito de Donington Park. De acordo com a revista britânica Autocar, a empresa foi forçada a antecipar o hipercarro Red Bull RB17, um carro híbrido de pista de dois lugares com aerodinâmica avançada e potência superior a 1.115 cv. Serão produzidas 50 unidades, com um custo de £ 5 milhões cada.
Semelhança com o Red Bull RB17
O hipercarro FZero da Rodin Cars é semelhante em conceito ao Red Bull RB17, mas é projetado apenas para o piloto e custará mais da metade disso, a partir de £ 1,8 milhão ou US $ 2,2 milhões. A produção começará no próximo verão e, de acordo com seus colegas britânicos, a versão de pista será seguida por uma versão de rua.
Dimensões e peso
O Track Rodin FZero pesará apenas 698kg em ordem de marcha – um número sensacional para um carro muito grande: comprimento total: 5.500mm, largura: 2.200mm, altura: 1.130mm, distância entre eixos: 3.000mm. Dimensões fortes são necessárias para o uso de uma plumagem aerodinâmica intransigente de alta eficiência capaz de gerar até 4.000 kg de força descendente, enquanto nenhum elemento ativo é declarado, bem como efeito solo.
Motor
No coração deste monstro da pista está um V10 de 4,0 litros com turbo duplo que é considerado “revolucionário”. É um motor totalmente novo desenvolvido em colaboração com a Neil Brown Engineering para produzir 986 cavalos de potência a 9.000 rpm e um torque máximo de 910 Newton-metros (671 libras-pés) a 7.250 rpm. O motor fica vermelho às 10.000 rpm e envia potência para a estrada através de uma caixa Ricardo de oito velocidades.
A falta de tração em baixas velocidades é compensada por um motor elétrico de 130 kW (177 cv), que permite uma potência combinada de 1.160 cv e 1.026 Nm (757 lb-ft), todos entregues às rodas traseiras. Apenas 27 pessoas poderão desfrutar da imensa potência híbrida oferecida pelo Rodin FZero, com os primeiros carros a serem concluídos no próximo verão. Preço? £ 1,8 milhão ou quase US $ 2,2 milhões nas taxas de câmbio atuais.
Carroçaria, freios, rodas e pneus
A carroceria é totalmente feita de fibra de carbono, a suspensão independente com altura de deslocamento ajustável hidraulicamente lembra a dos carros de fórmula. Os freios são de cerâmica de carbono de 380 mm com pinças de titânio (frente de 6 pistões e traseira de 4 pistões). As rodas forjadas de magnésio de 18 polegadas são fornecidas pela OZ Racing e são envoltas em pneus slick de corrida da Avon.
Caixa de velocidade
A caixa de câmbio é um “robô Ricardo” de 8 velocidades, pesando apenas 66kg graças a uma caixa leve de titânio feita em uma impressora 3D. Toda a potência é enviada para as rodas traseiras através de um diferencial de travamento hidráulico. O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h ainda não foi anunciado, a velocidade máxima é superior a 360 km/h.
Lançamento
A Rodin Cars pretende ter um protótipo totalmente funcional até o final de 2022 para testar seus 4.000 kg (8.818 libras) de downforce e, esperançosamente, sua velocidade máxima de 224 mph (360 km / h). Quanto ao equivalente de rua, ele não virá antes de vender o FZero apenas para pista.
Últimas novidades do mercado de carros esportivos no Brasil e no mundo.
Somos apaixonados por carros esportivos, essa paixão nos motivou a criar nossa plataforma de divulgação de carros esportivos no mercado Brasileiro. Mesmo para comprar ou vender um carro esportivo, nossa plataforma é única voltada exclusivamente para esse segmento.