O novo Pagani Utopia, um hipercarro manual V12
O novo Pagani Utopia, um hipercarro manual V12

O novo Pagani Utopia, um hipercarro manual V12

15 de setembro de 2022
0 Comentários
italy-flag
Pagani Utopia estreia com V12 de 864 cv da Mercedes-AMG e câmbio manual. Terá somente 99 unidades produzidas, mas o preço ainda não foi revelado.

O nome de Horacio Pagani existe desde que ele trabalhou para a Automobili Lamborghini SpA na década de 1980, onde foi responsável pelo 25º aniversário do Countach, que foi lançado em 1988 como modelo de comemoração, mas depois formou sua própria empresa, Horacio Pagani. SpA, e em 1999 revelou seu próprio hipercarro, conhecido internamente como projeto C8, mas todos conhecemos esse carro como o lendário Zonda, um carro que faria de Pagani uma lenda entre os entusiastas de carros, título que ele comandava com admiração. inspirou o Zonda R em 2007, um monstro exclusivo da pista que realmente o colocou no topo da pirâmide de hipercarros na época.

Previous
Next

A sucessão dos projetos C8 e C9

Mas depois de mais de uma década de vários derivados do Zonda, chegou a hora de Pagani apresentar um substituto, e isso veio em 2011 na forma do Huayra, ou projeto C9, com uma produção inicial de apenas 100 unidades. o Huayra é provavelmente mais conhecido pelas barbatanas na dianteira e traseira que sobem dinamicamente para criar mais downforce nas curvas do que o necessário na época, mas as vendas foram muito boas e Horacio começou a construir outras versões de seu Huayra, como o Roadster com mais 100 unidades, 20 Huayra BC e vários outros até que finalmente em 2022 pudemos ver o Huayra Codalunga, uma espécie de versão de ‘cauda longa’ da qual apenas cinco unidades seriam construídas, então o que vem a seguir?

Previous
Next

Bem, depois do C8 e do C9 vem o C10 naturalmente, o que você esperaria? Mas hoje finalmente conseguimos ver o novo hipercarro de Horacio, batizado com o nome de Pagani Utopia. E é um carro muito especial a ser construído em 2022, com todo o alarido sobre shifters híbridos, elétricos e automáticos, Horacio voltou ao básico para seu novo hipercarro: um V12 com turbo duplo construído especificamente para Utopia pela Mercedes-AMG , e sem motores elétricos extras ou baterias pesadas o Pagani Utopia não é híbrido, e fica ainda melhor este gigante V12 de 850cv vem com uma caixa manual de 7 velocidades, sim você está lendo certo o Koenigsegg CC850 Não é o único hipercarro que você pode comprar hoje com câmbio manual, mas a Pagani também oferece câmbio automático para os clientes que preferirem.

Previous
Next

Comentários do fundador da marca, Horacio Pagani

O próprio Horacio Pagani afirmou: “Mais de quatro mil desenhos estilísticos, dez maquetes, uma maquete de túnel de vento, duas maquetes em escala 1:1 e inúmeras ideias, pesquisas e experimentos em oito protótipos completos para trabalho em equipe que durou mais de seis anos. Colocamos nossa paixão, esforço e sacrifício na criação de algo atemporal e de ponta em termos de tecnologia. Depois de ser completamente absorvido por esse processo criativo extenuante, os ideais representados pelo projeto tornaram-se tão íntimos para mim que qualquer tentativa de descrevê-los pareceria inadequada.

Quase por acaso me deparei com um artigo antigo de Robert Puyal, no qual ele descreveu o primeiro Zonda em 1999 de uma maneira surpreendentemente perspicaz, seguindo um princípio semelhante de simplicidade e elegância que busquei desde o primeiro dia no novo projeto. Então propus aos meus colegas do departamento de comunicação que o convidassem e o deixassem narrar essa nova etapa da nossa jornada.”

Previous
Next

Design exterior, um visual intemporal

Não há grandes asas, arcos de roda largos ou spoilers de queixo profundos  neste lançamento inicial do Pagani Utopia, nada realmente interrompe o design limpo deste novo hipercarro, tudo o que é necessário para criar força descendente suficiente e reduzir o arrasto foi completamente integrado no design geral deste carro, pois a intenção era criar um design atemporal, um carro que ficará tão bom hoje quanto daqui a dez ou vinte anos, Pagani nunca foi conhecido por seguir uma moda da época, o Utopia distingue-se por seus contornos suaves. Mesmo as rodas de liga de alumínio monolíticas forjadas APP personalizadas exibem um extrator de ar de fibra de carbono em forma de turbina que não apenas resfria os freios de carbono-cerâmica, mas também reduz a turbulência da parte inferior da carroceria.

Previous
Next

Rodas e freios

Falando em rodas e freios, temos um conjunto de pneus Pirelli P ZERO Corsa customizados que até mostram o perfil do Utopia, mas também notamos que os dianteiros são 265/35 R21 enquanto as rodas traseiras foram ampliadas para 325/30 R22, e basta olhar para aqueles espelhos retrovisores incríveis, eles estão literalmente suspensos no ar por hovercrafts, esse é o tipo de detalhe que todos esperamos de Horacio Pagani, naturalmente, e outro detalhe que se tornou uma espécie de marca registrada é o incrível escapamento central Quad, feito de titânio, é claro, vem com um revestimento cerâmico para dissipar o calor com eficiência, mas ainda define o peso para pouco mais de 6 kg para o sistema completo.

Previous
Next

Interior da cabine

E esse conceito atemporal continua na cabine do novo Pagani Utopia, sem telões e outros dispositivos que parecerão obsoletos em questão de anos, Horacio criou uma verdadeira homenagem ao passado neste interior deslumbrante que mostra mostradores clássicos através do impressionante volante, você pode até ver as engrenagens nos mostradores se moverem, mas ainda há uma pequena tela entre os dois mostradores analógicos, enquanto mais mostradores da velha escola são montados no console central, toque agradável, o próprio volante é fresado a partir de um pedaço sólido de alumínio antes de Pagani adicionar couro perfurado em algumas seções, e por último, mas não menos importante, esse intrincado mecanismo de câmbio ainda está exposto para você ou seu passageiro admirar as hastes que eles movem quando você muda de marcha.

Previous
Next

Chassis e suspensão

A equipe Pagani levou seis anos para desenvolver o novo Utopia, desde o primeiro esboço desenhado à mão e cálculos complexos de computador até passar incontáveis ​​horas no túnel de vento para garantir que o projeto C10 correspondesse às suas expectativas. O Utopía vem com um monocoque Carbo-Titanium e Carbo-Triax, e até uma nova fibra de carbono classe A por razões estéticas que é 38% mais rígida, mantendo a mesma densidade. A suspensão double wishbone foi derivada do Huayra R, mas modificada para uso rodoviário, de modo que o Utopia pode lidar com quase qualquer superfície durante o uso diário, mas o mais importante, o Pagani Utopia passou por mais de 50 testes. de choque, desde o desenvolvimento até o anterior palco. Testes de homologação e aprovação, para obter a sua certificação global.

Previous
Next

Motor e caixa de velocidades

Apesar do fato de estarmos olhando para um motor Mercedes-AMG Biturbo V12 de 6 litros sob medida no Pagani Utopia, oferecendo impressionantes 864 cv e impressionantes 1.100 Nm de torque, essa beleza ainda atende aos mais rigorosos regulamentos de emissões. , incluindo os de força na Califórnia. E então chegamos à caixa de engrenagens, Pagani entrou em contato com a Xtrac para criar a caixa de engrenagens helicoidal mais rápida possível. É compacto, leve e montado transversalmente para um centro de gravidade otimizado, mas ele não queria ir com um manual virtual, então ele fez um grande esforço para criar um manual de sete marchas, com anéis sincronizadores e um mecanismo capaz de lidar com 1100 Nm de torque adequado para uma aplicação puramente manual.

Produção e preço

As primeiras unidades do novo Pagani Utopia já foram vendidas para clientes ansiosos, e se você quiser colocar seu nome na carteira de pedidos, é provável que já não tenha sorte, Horacio Pagani SpA fará apenas 99 unidades da versão inicial do Utopia, e corre o boato, cada um desses carros de uns US$ 2.500.000 já foi vendido no momento em que você lê isso, embora estejamos supondo que veremos um modelo BC com estilo mais agressivo, além da versão Roadster que também está sendo comentada, junto com algumas versões muito limitadas, talvez únicas, para alguns dos clientes mais exigentes da Pagani para quem dinheiro não é problema, se você quer exclusividade terá que gastar o dinheiro para possuí-la, isso nunca mudará.

Share on whatsapp
WhatsApp

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicação de avisos clasificados de carros esportivos do mercado Brasileiro.

Somos apaixonados por carros esportivos, essa paixão nos motivou a criar nossa plataforma de divulgação de carros esportivos no mercado Brasileiro. Mesmo para comprar ou vender um carro esportivo, nossa plataforma é única voltada exclusivamente para esse segmento.

Copyright © 2022. All rights reserved.