Conheça o Praga Cars Bohema
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Conheça o Praga Cars Bohema

1 de dezembro de 2022
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A histórica empresa automotiva Praga, atualmente um player global em várias disciplinas de corrida dentro e fora da pista em todo o mundo, revelou seu novo hipercarro legal para estrada em forma de protótipo de pré-produção: um alto desempenho, baixo volume, lindamente - carro projetado em torno de três princípios básicos - leve, carbono, gasolina.

O novo Praga Bohema é um cabine dupla com motor central com menos de 999,7 kg que, nas mãos certas, é capaz de desempenho extremamente alto na pista visando tempos de volta de carro de corrida GT3 em seu Pirellis semi-slick. No entanto, também é confortável e prático para viagens de virar a cabeça. Com seu monocoque de fibra de carbono e suspensão totalmente ajustável orientada para a corrida, é extremamente leve, visando apenas 999,7 kg (molhado sem combustível), enquanto seu poderoso motor Nissan GT-R de seis cilindros biturbo garante confiabilidade, facilidade de manutenção , e o potencial para mais ajustes de desempenho. Enquanto a transmissão semiautomática derivada da corrida do Bohema oferecerá suporte a uma experiência única na estrada com desempenho focado na pista.

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O objetivo?

Que o Bohema é um carro de estilo único, raro e exclusivo que você realmente pode dirigir para a pista, colocar um capacete (retirado da bagagem sob medida instalada em cada um dos inovadores pods laterais de 50 litros), colocar no colo depois da volta em alta velocidade com seus pneus Pirelli Trofeo R, e depois volte para casa. A inspiração? Amigo e embaixador de longa data de Praga, ex-F1 e atual piloto da IndyCar, Romain Grosjean desafiou Praga a entregar um carro de desempenho de estrada/pista genuíno e descomprometido para duas pessoas, prometendo uma experiência de direção verdadeiramente única. Posteriormente, ele se envolveu no projeto Bohema e destacou a transição perfeita do carro da estrada para a pista, enquanto realizava extensas sessões no desafiador circuito Slovakia Ring de 3,7 milhas em testes recentes.

Romain Grosjean diz:

“Fiquei surpreso com o incrível desempenho do Bohema na pista, sua acessibilidade na estrada e a facilidade de transição entre os dois”, disse Romain. “Praga realmente cumpriu meu desafio! Na estrada, você anda tranquilo, o carro elimina os solavancos, você pode conversar com o passageiro e tudo fica tranquilo e OK. Em seguida, basta mudar o foco e você está na pista. As mesmas roupas, o mesmo carro, mas o sentimento muda e você está ultrapassando os limites e colecionando tempos de volta incríveis repetidamente, descobrindo possibilidades inacreditáveis no Bohema. E ainda temos alguns meses para ajustar a conformidade na estrada e os tempos de volta na pista!

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O resultado?

O Bohema é um projeto totalmente novo, desenvolvido pela pequena, mas talentosa equipe de engenheiros e designers de Praga, e aperfeiçoado no túnel de vento de uma equipe de F1. Ele usa um monocoque de fibra de carbono derivado da corrida, com extensa aerodinâmica, fornecendo mais de 900 kg de downforce a 250 km/h. A velocidade máxima é de pouco mais de 300 km/h: a velocidade mais rápida alcançável em praticamente qualquer pista de corrida. Crucialmente, a engenharia de inspiração aerodinâmica do carro não eliminou a elegante e intrigante carroceria projetada para garantir que o carro parecesse rápido e bonito. Os detalhes de duralumínio pintados de Praga Gold usinados de alta qualidade incluem dobradiças de porta e um gancho de reboque com uma câmera traseira integrada que se destacam no show car Praga azul e refletem a atenção de Praga aos detalhes. O Bohema é o mais raro dos carros com o fator ‘uau’ tanto na aparência quanto no desempenho.

Ao contrário de muitos carros de desempenho derivados de pistas de corrida, a engenhosa ergonomia interior do Bohema oferece um cockpit estreito e aerodinamicamente aprimorado, mas acomoda dois adultos de 1,98 metros de altura, com banco do motorista, volante e pedais totalmente ajustável, generoso espaço para bagagem, ar condicionado e visibilidade traseira útil. Tudo com menos de 1.000 kg. A obsessão de Praga com seu peso-alvo abaixo de 1.000 kg é destacada pelas estatísticas do cockpit do Bohema: estruturalmente projetado com 56 peças de carbono individuais e revestido com Alcântara e couro de alta qualidade, o peso-alvo do cockpit é de apenas 34 kg. O foco em manter o Bohema abaixo de 1.000 kg é demonstrado pela notável atenção de Praga aos detalhes em todos os aspectos do design, com uso extensivo de fibra de carbono, ligas de magnésio e titânio.

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Suspensão e rodas

Sua suspensão independente usa amortecedores ajustáveis operados por pushrod montados horizontalmente para um deslocamento máximo, minimizando a altura da carroceria. Em um carro tão leve, com apenas 180 kg de massa não suspensa, os engenheiros de desenvolvimento da Praga ainda conseguiram manter a suspensão flexível o suficiente para uso na estrada sem ter que recorrer a caros sistemas de suspensão adaptativa. As rodas com travamento central têm 18 polegadas de diâmetro na frente e 19 polegadas na traseira para oferecer conformidade na estrada através de suas grandes paredes de pneus, mas o Bohema aceitará rodas de 18 polegadas em todas as rodas, o que garante compatibilidade com a dimensão do pneu de especificação FIA GT3 – o pneu de corrida com a maior variedade possível de pneus de competição em todo o mundo. Os freios poderosos usam discos de cerâmica de carbono leves, mas duráveis, de 380 mm com pinças de seis pistões.

Produção e lançamento

O Praga Bohema está entrando nos últimos meses de desenvolvimento com programas de estrada e pista planejados no Reino Unido, Europa e Oriente Médio e no circuito doméstico da Eslováquia. A produção do hipercarro de US$ 1,31 milhão (+ impostos) está programada para começar na República Tcheca no segundo semestre de 2023, com apenas 10 carros inicialmente programados para produção em 2023. Uma sede global para visitantes e especificações também será estabelecida na Inglaterra em 2023, com base no crescente programa de corridas de Praga no Reino Unido. Aproximadamente 20 carros por ano serão construídos manualmente nos quatro anos seguintes, garantindo exclusividade para os proprietários, e a Praga planeja oferecer programas de entrega de pistas com sua experiente linha de pilotos de teste para os proprietários, para garantir que o desempenho e as capacidades totais do Bohema sejam compreendidos.

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Praga Bohema em detalhe

Powertrain

O PL38DETT do Praga Bohema é baseado no famoso motor V6 twin-turbo de 3,8 litros da Nissan usado em todos os seus modelos GT-R desde 2007. Inicialmente baseado na experiência da Nissan em Le Mans, ele é construído em torno de um bloco de cilindros de liga de alumínio e há árvores de cames à cabeça duplas por banco de cilindros, com um sistema de distribuição de válvulas continuamente variável nas válvulas de admissão. A beleza deste motor não é apenas seu potencial de desempenho absoluto, mas também sua confiabilidade e capacidade de ajuste renomadas.

Excepcionalmente, a Nissan fornece novos motores GT-R para Praga para o Bohema. Os requisitos de desenvolvimento e manutenção do motor fazem Praga trabalhar com a renomada Litchfield Engineering do Reino Unido; outro amigo de longa data da marca Praga. Litchfield tem mais de duas décadas de experiência em tuning e é conhecida como a autoridade global em motores GT-R. Litchfield desmonta os novos motores e os converte em cárter seco, o que reduz a altura total da unidade em 5,51 pol. Isso permite que o motor fique mais baixo no Bohema e evita os riscos de aumento do óleo sob cargas de curvas de alta velocidade.

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Litchfield também faz uma série de modificações para maior confiabilidade e potência, incluindo a troca por novos turbos duplos. Nesta especificação básica de Litchfield, Praga tem como alvo o carro de produção Bohema para entregar até 700 bhp a 6.800 rpm e 534 lb ft de torque de 3.000 a 6.000 rpm, mas Litchfield é conhecido por construir motores de 1.000 bhp a partir da unidade GT-R. O motor respira através de escapamentos de titânio desde os turbos até os escapamentos, com grande parte do silenciamento fornecido pelos conversores catalíticos, dando um estalo agudo à nota do motor enquanto permanece dentro dos limites típicos de ruído do circuito – e garantindo que os ocupantes ainda possam manter uma conversa mesmo acima dos limites legais de velocidade.

O motor do Bohema é acoplado à renomada caixa de câmbio sequencial Hewland por meio de uma embreagem robótica que permite o modo de direção semiautomática. Esta opção de caixa de câmbio, equipada com engrenagens de corte helicoidal otimizadas para estrada sob medida, garante troca rápida, durabilidade e capacidade de lidar com alto torque com um peso mínimo. No estilo clássico de carros de corrida e supercarros, o motor fica diretamente atrás do cockpit, com a transmissão atrás do motor dirigindo as rodas traseiras, para um equilíbrio de peso ideal e capacidade de resposta nas curvas. Crucialmente, o motor e a caixa de câmbio são montados independentemente do chassi de carbono, garantindo que a ressonância e as vibrações irritantes e altas estilo sub-woofer, não sejam transferidas para o cockpit a partir do compartimento do motor. Um tanque de combustível de 73,8 litros garante que as viagens rodoviárias possam ser concluídas com o mínimo esforço.

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Chassi e carroceria

O Bohema foi projetado e estilizado completa e internamente pela equipe de Praga, usando modelagem CFD (computational fluid dynamics) seguida de ajuste fino no túnel de vento de uma equipe de F1. Engenheiros e designers trabalharam como um só, para garantir que todas as superfícies pareçam emocionantes e elegantes, mas permaneçam intransigentes em sua contribuição para a eficiência e desempenho aerodinâmico. É forma pura e função em harmonia. Ele usa aerodinâmica extensa e inovadora, incluindo um design exclusivo de spoiler traseiro que, combinado, resulta em mais de 900 kg de downforce a 250 km/h. O chassi é uma construção monocoque de fibra de carbono extremamente forte e resistente à torção: nos tempos modernos, a Praga projetou e construiu apenas carros de corrida totalmente em carbono, beneficiando-se da experiência e especialização local na fabricação de fibra de carbono na República Tcheca e na Eslováquia, empregada pela muitas das principais marcas de carros de luxo da Europa.

Os painéis externos leves de fibra de carbono são fixados ao monocoque. O painel superior frontal cobre a suspensão, com protuberâncias sutis para acomodar os amortecedores horizontais. Na parte traseira, um único painel cobre o motor, a transmissão e a suspensão. As asas dianteiras não são estruturais, então os espelhos dianteiros são montados em longas hastes rígidas para fornecer estruturas elegantes e aerodinâmicas com excelente visão traseira sem vibração ou obstrução. Dentro das cavas das rodas traseiras de estilo aerodinâmico, existem áreas de armazenamento profundas, para as quais está disponível bagagem de couro personalizada – grande o suficiente para um capacete, macacão e botas de corrida ou uma bolsa casual de fim de semana. As portas são frontais articuladas e liberadas eletronicamente, com liberação mecânica de backup. O pára-brisas profundamente curvo da marca Praga garante visibilidade notável dentro do cockpit e é limpo por um mecanismo engenhoso especialmente desenvolvido pela Praga para garantir que o limpador de pára-brisa permaneça em contato com o vidro em toda a sua largura.

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Cockpit

Com o monocoque de fibra de carbono derivado das corridas, o cockpit é necessariamente estreito, mas inteligentemente moldado para acomodar perfeitamente dois adultos grandes no conforto da posição de corrida. As portas se abrem dando acesso ao cockpit por cima da carroceria, com degraus embutidos na área dos pés para permitir que o motorista e o passageiro se acomodem em seus assentos sem ter que pisar nos assentos. Além disso, o volante é removível para facilitar a entrada e saída. A posição de dirigir pode ser perfeitamente adaptada com coluna de direção ajustável, caixa de pedais e posição e ângulo do assento. A estrutura ergonomicamente esculpida também incorpora recessos moldados para os braços e cotovelos do passageiro para garantir conforto sem prejudicar o espaço do motorista – um grande esforço foi feito para garantir um ambiente perfeito para o motorista.

O volante removível em si é uma obra de arte. Ele incorpora um grande display digital, mostrando a velocidade, a marcha selecionada, as temperaturas do óleo e do líquido de arrefecimento, o modo de direção e as luzes de advertência. Em ambos os lados há um comutador para indicadores, buzina e outras funções, além de seletores giratórios. O aro é lindamente recortado em Alcântara e o bloco central é revestido em couro com o logo Praga em relevo. O tamanho e o posicionamento da empunhadura e das pás foram projetados perfeitamente para oferecer controle de direção e mudança confortavelmente para motoristas pequenos e grandes.

Ao lado do volante, no fino console central, estão outros controles, incluindo controle de lançamento, gatilho de extintor de incêndio embutido e freio de estacionamento eletrônico. Em ambos os lados do cockpit estão as liberações eletrônicas das portas (complementadas por liberações mecânicas no teto), além dos controles dos espelhos, enquanto os controles do ar-condicionado são montados em um elegante console de teto estilo ‘avião de combate’: a equipe de design de Praga se inspira na aviação da empresa e divisões de carros de corrida.

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Acessórios

Um suporte de montagem por mola engenhoso e oculto acima do console central, permite que um smartphone seja montado com segurança para uso como um navegador satelital e monitor de dados de desempenho. Existem bolsos de armazenamento nas portas e atrás dos assentos para garantir que garrafas e restos possam ser guardados com segurança fora do caminho. Embora tudo no cockpit tenha sido projetado para contribuir com o objetivo de baixo peso e a funcionalidade do carro, a estética e a atenção aos detalhes não foram negligenciadas – os botões giratórios e saídas de ar lindamente usinados, o acabamento do interior em fibra de carbono e a requintada costura manual de o Alcântara são exemplos perfeitos.

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Mercado

Cinco anos após o início do planejamento do projeto e dos testes na pista e na estrada, o Praga Bohema está atualmente passando por seu programa final de desenvolvimento no Reino Unido, Europa e Oriente Médio e será apresentado em sua especificação final de produção no primeiro semestre de 2023. Praga tem como objetivo tornar o Bohema disponível como estrada legal em todos os principais mercados de hipercarros e agora está recebendo pedidos e em discussão com potenciais parceiros de vendas e pós-venda em países como Austrália, Alemanha, Hong Kong, Japão, África do Sul, Espanha, Taiwan, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA.

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A Praga planeja construir a mão cerca de 20 carros por ano, focando na qualidade e atenção aos detalhes em seu programa de produção de quatro a cinco anos: mas um máximo de apenas 10 carros serão produzidos em 2023, garantindo que os primeiros proprietários do Bohema sejam fornecidos, com viatura e serviço de excelente qualidade.

Confira esses dois vídeos da novíssima Praga Bohema, ainda em sua forma de protótipo de produção, mas mesmo assim um verdadeiro monstro nas pistas, especialmente com Romain Grosjean pisando fundo no acelerador:

E a visão do Top Gear do supercarro de £ 1.100.000, $ 1.310.000 em dinheiro dos EUA.

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