
Recentemente, aconteceu na China em um evento muito importante para o fabricante de automóveis GAC (Guangzhou Auto Corporation), pois apresentou seu primeiro modelo de alto desempenho, um carro esportivo que também afirma ser o primeiro hipercarro de produção 100% elétrico. nascido no referido país asiático. O seu nome, Aion Hyper SSR, está associado a algumas figuras realmente marcantes e formas aerodinâmicas que não passarão despercebidas.
A GAC é a quinta maior montadora do país, enquanto a GAC Aion é a marca focada em EV do grupo, com muitos sucessos recentes na China. No início do ano 2022, iniciou a comercialização do SUV LX Plus com autonomia de cerca de 626 quilômetros, e em abril inaugurou seu primeiro posto de troca de baterias. Agora, a marca quer dar um passo além com a apresentação de uma máquina inspirada no protótipo Enpulse Concept exibido em 2020. Com medidas de 4,53 metros de comprimento por 1,98 de largura e 1,23 de altura, o hipercarro chinês será oferecido em duas variantes: Hyper SSR e Hiper SSR Ultimate.
Potência dos motores elétricos
Ambas são impulsionadas por um par de motores elétricos síncronos de imãs permanentes, capazes de oferecer mais de 1.200 cv de potência e um torque descomunal, cujo pico máximo é de nada menos que 12.000 Nm, o que gera 1,7 G de aceleração. A principal diferença entre as citadas versões é que a primeira entregará toda essa energia exclusivamente ao eixo traseiro, enquanto que a Ultimate confiará nas quatro rodas para assim oferecer uma motricidade melhorada e uma aceleração de vertigem. Concretamente, o fabricante informa que este carro será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1.9 segundos.
Preços de saida no mercado Chinês
Claro, não é a velocidade, o estilo ou a potência que faz com que o Aion Hyper SSR seja tão especial. O Rimac Nevera também pode acelerar de 0 a 100 km/h em 1.9 segundos, e com uma superfície adequadamente aderente e os pneus certos, o Tesla Model S Plaid também é capaz de fazer isso. O surpreendente do hypercar chinês totalmente elétrico é que a marca planeja vendê-lo por preços relativamente ‘acessíveis’ dadas as suas características, pois custará 1.68 milhões de yuans, algo em torno de 1.27 milhões de reais, embora a versão de tração traseira valha cerca de 960.000 reais.
Homologação apenas para a China
No entanto, o carro não é homologado para rodar na Europa ou nos Estados Unidos, portanto, poderá ser conduzido apenas na China, mas é bem provável que alguém ouse importá-lo a outros territórios distantes do seu país natal. Espera-se que as primeiras unidades estejam disponíveis no final do próximo ano.
Design e Estética Exterior
Na parte da frente do carro, há um conjunto de faróis elegantes com luzes diurnas de LED. A GAC também equipou o carro com portas ‘Sky’ sem moldura, ao mesmo tempo em que desenvolveu rodas inspiradas em turbinas com inserções de fibra de carbono. Visíveis na parte traseira estão as lanternas traseiras de LED e uma asa traseira ativa que aumenta a força descendente em altas velocidades.
Interior
O interior do hipercarro também é bastante intrigante. O GAC o descreve como tendo “painéis de instrumentos de dois níveis” e estruturas tubulares expostas por toda parte, criando um exoesqueleto único que dá ao interior uma sensação única. A montadora também equipou o carro com um volante inspirado nas corridas com uma parte superior e inferior planas que abriga todos os controles importantes do veículo. Uma grande tela de infoentretenimento de 14,6 polegadas também vem de fábrica, juntamente com um painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas.
Características da Carroçaria
O Hyper SSR inclui uma linha de teto típica de carros esportivos e para-lamas dianteiros e traseiros largos. É 100% em fibra de carbono para ajudar no desempenho, segurança e peso do veículo. As portas asa de gaivota também são esteticamente agradáveis, são indutivas, abrem e fecham automaticamente, permitindo que o motorista feche as portas com o apertar de um botão ou uma pressão profunda no pedal do freio.
O modelo usa materiais de fibra de carbono para o exterior, que são 20% do peso do aço, mas 2,5 vezes mais fortes, de acordo com a empresa.
Sistema de troca de marchas
GAC Aion diz que o veículo terá um “mecanismo de câmbio eletrônico do tipo alavanca”. Teremos que esperar até que a empresa o dirija mais antes de sabermos exatamente o que eles querem dizer com isso.
Consumo de energia
O Hyper SSR é equipado com chips SiC baseados em uma plataforma de 900 volts que aumentam a frequência operacional em 2,5 vezes e reduzem o consumo de energia em 80%, afirma a GAC Aion.
Capacidade, do papel a realidade
As capacidades do Hyper SSR parecem bons no papel, mas teremos que esperar para ver como ele realmente funciona na estrada. Esperançosamente, GAC Aion levará este carro aos mercados internacionais para que todos possamos descobrir!
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