Apresentação do Audi Activesphere Concept 2023
Apresentação do Audi Activesphere Concept 2023

Apresentação do Audi Activesphere Concept 2023

1 de fevereiro de 2023
0 Comentários
germany-flag-
Como o quarto modelo da série, o conceito Audi Activesphere marca o ponto culminante dos veículos conceito de esfera trazidos pela marca com os quatro anéis. Após o Audi Skysphere roadster em 2021, o Audi Grandsphere sedan e o Audi Urbansphere space concept em abril de 2022, um crossover coupé de quatro portas com um design de carroceria surpreendentemente versátil está fazendo sua estreia. Com 4,98 metros de comprimento, o carro altamente elegante é mais do que um mero carro esportivo de luxo, com distância ao solo impressionante e grandes rodas de 22 polegadas anunciando seu talento off-road. A parte traseira do Sportback da esfera ativa pode se transformar em um compartimento de carga aberto (“atrás ativo”) com o toque de um botão - perfeito para transportar equipamentos recreativos, como bicicletas elétricas ou equipamentos para esportes aquáticos e de inverno.
Previous
Next

Ao combinar opostos em perfeita síntese, o Audi Activesphere prova ser um versátil cruzador de fronteiras, com um sistema de direção e suspensão que o tornam igualmente apto tanto dentro quanto fora da estrada. O volante e os pedais permitem ao condutor controlar ativamente o carro, ao mesmo tempo que oferecem uma condução autónoma para um tempo mais relaxado na estrada. Como um coupé que é tão elegante quanto dinâmico, apresenta proporções e linhas clássicas, mas em apenas alguns segundos, o carro se transforma em uma picape para transportar equipamentos esportivos de primeira classe – há até espaço suficiente para duas e-bikes na cama de carga.

O carro-conceito foi concebido e projetado no Audi Design Studio em Malibu, a poucos passos da Pacific Coast Highway, a lendária estrada costeira. O gerente do estúdio, Gael Buzyn, e sua equipe são as mentes criativas por trás do projeto. Ele descreve a ideia por trás do projeto: “O Activesphere é único. É um novo tipo de crossover que combina de forma inteligente a elegância de um Audi Sportback, a praticidade de um SUV e as verdadeiras capacidades offroad”.

Previous
Next

Com acionamento elétrico e tecnologia de carregamento rápido do sistema modular PPE da Audi, o Audi Activesphere se junta à família esfera de veículos-conceito. Sem emissões locais, uma autonomia de mais de 600 km e tempos de carregamento extremamente rápidos graças à tecnologia de 800 volts, combina a sustentabilidade, a dinâmica e a capacidade de longa distância dos veículos elétricos de última geração.

Oliver Hoffmann, membro do Conselho de Administração para Desenvolvimento Técnico: “Os veículos conceito da Esfera mostram nossa visão para a mobilidade premium do futuro. Estamos passando por uma mudança de paradigma, especialmente no interior de nossos futuros modelos Audi. O interior se torna um lugar onde os passageiros se sentem em casa e podem se conectar ao mundo exterior ao mesmo tempo. A inovação técnica mais importante no Activesphere da Audi é nossa adaptação de realidade aumentada para mobilidade. As dimensões da Audi criam a síntese perfeita entre o ambiente e a realidade digital.”

Previous
Next

A capacidade de motorista autônomo em terreno adequado oferece aos motoristas e passageiros um novo nível de liberdade, que, graças à nova tela e tecnologia operacional, pode ser usada no Activesphere de várias maneiras. O conceito operacional inovador, dimensões Audi, combina os mundos físico e virtual (ou seja, realidade mista), exibindo conteúdo digital nos campos de visão dos ocupantes em tempo real.

Os fones de ouvido de alta tecnologia fornecem uma visão do ambiente real e da rota, ao mesmo tempo em que exibem conteúdo 3D e elementos interativos – configuráveis individualmente para motoristas e passageiros.

Isso significa que todas as informações relevantes para o motorista, como status de direção e navegação, podem ser exibidas. E no interior, os usuários de fone de ouvido podem ver os painéis de controle e outros visores virtuais em um design organizado e minimalista que permanece oculto a olho nu. A óptica de realidade mista oferece aos usuários a capacidade de interagir com precisão com essas zonas sensíveis ao toque reais, mas invisíveis, pois os fones de ouvido exibem e executam funções reagindo em tempo real quando os usuários os tocam.

Como um polivalente perfeito, o conceito Audi Activesphere é ideal para as altas demandas de uma geração de clientes Audi orientada para o futuro – pessoas para quem a mobilidade individual e a sustentabilidade não são mutuamente exclusivas. Além disso, proprietários que esperam que seu veículo ofereça a estética e o dinamismo típicos da marca no mais alto grau, combinados com tecnologia voltada para o futuro. Para esses clientes, o conceito Audi Activesphere atua como uma visão fascinante de ultrapassar os limites entre essas dimensões.

Previous
Next

Elegância robusta – design exterior

Suas dimensões – 4,98 metros de comprimento, 2,07 metros de largura e 1,60 metros de altura – fazem do Audi Activesphere concept um membro do segmento premium. Típico de um carro elétrico, a distância entre eixos é de generosos 2,97 metros, proporcionando o máximo espaço para as pernas dos passageiros. As saliências dianteiras e traseiras são correspondentemente curtas para uma impressão muito mais compacta do que os meros números indicam. De todas as perspectivas, o conceito Audi Activesphere parece monolítico, como se fosse de um único molde.

Rodas grandes de 22 polegadas e distância ao solo impressionante, a cabine plana tão típica de um Audi e um arco de teto dinâmico dão ao carro proporções que lembram distintamente um carro esportivo.

Os pneus 285/55 são volumosos o suficiente para todos os tipos de terreno, e sua banda de rodagem contornada destaca o talento do Activesphere para uso off-road. As rodas apresentam segmentos móveis: quando usadas fora de estrada, elas abrem para uma ventilação ideal e fecham na estrada para uma aerodinâmica ideal. Os elegantes espelhos retrovisores nas duas portas dianteiras também foram projetados especificamente para minimizar o arrasto.

Previous
Next

A ausência de bordas duras resulta em transições suaves entre superfícies convexas e côncavas em todo o corpo, bem como em sombras suaves. Vistas de lado e de trás, as cavidades das rodas traseiras aparecem marcadamente horizontais, visualizando o potencial dinâmico do veículo-conceito.

As superfícies de vidro constituem uma parte significativa da carroceria do veículo – e de forma alguma apenas na altura da cabeça. A extremidade dianteira do Activesphere apresenta a face da marca, o Singleframe, projetado como uma vidraça transparente para proporcionar aos passageiros uma visão desobstruída através da grande curva da estrada à frente do veículo.

Previous
Next

Existem também superfícies de vidro na lateral da área inferior da porta, que parecem dissolver a fronteira entre o mundo natural e o interior quando o Activesphere está no modo off-road. A porta traseira larga e curva apresenta vidros extensos para iluminação ideal, enquanto até o teto é transparente, deixando entrar muita luz do dia no interior.

A aparência externa sinaliza especificamente a capacidade off-road do veículo e, com seus arcos de roda volumosos, retrata a tração integral quattro variável e controlada eletronicamente. A distância ao solo do Audi Activesphere também é variável; ideal para uso off-road, pode ser aumentado em 40 milímetros em relação à altura básica de 208 milímetros, ou rebaixado na mesma quantidade ao dirigir na estrada. Isso beneficia tanto o centro de gravidade quanto a aerodinâmica ao dirigir rápido. O ângulo de aproximação do Audi Activesphere – relevante para unidades off-road – é de 18,9 graus, o ângulo de partida é de 28,1 graus.

Previous
Next

A distância ao solo variável é uma reminiscência de uma família de modelos Audi que atraiu uma base de fãs leais e entusiastas nos segmentos C e B desde 2000 – o Audi allroad. Desde a primeira geração, esta família também apresenta suspensão a ar com distância ao solo variável e um conjunto de piso visualmente deslocado com elementos de proteção inferior como um recurso de design significativo. Igualmente importante para todos os modelos allroad é a opção do pacote Avant.

O Activesphere marca a primeira vez que um carro com hatchback Sportback incorpora os elementos de design e equipamento técnico de um allroad. Por esse motivo, a Audi chama a nova variante de carroceria de “Sportback ativo” em contraste com o allroad.

Outra nova variação do tema allroad – o conceito Audi Activesphere apresenta acabamentos de pintura escura e brilhante em Arctic Teal na frente e atrás, bem como embaixo das portas na área lateral, além de superfícies foscas que justapõem visualmente o conjunto do piso e a cabine . Tiras de metal com pinos verticais ligeiramente deslocados, dispostos paralelamente uns aos outros, são integrados aqui. Esses elementos são implantados quando a distância ao solo é aumentada, visualizando o modo off-road.

Previous
Next

Tal como acontece com o seu parente, o Audi Grandsphere concept, as portas do Audi Activesphere, que estão ligadas aos pilares A e C na frente e atrás, abrem em direções opostas; também não há pilar B aqui. Esta inovação significa que todo o espaço interior se abre aos passageiros assim que entram no carro.

À direita e à esquerda acima do Singleframe, as unidades de farol estreitas aparecem como olhos focados. As unidades de iluminação ecoam o logotipo da marca com os quatro anéis, ampliando e isolando a interseção de dois anéis para formar uma pupila – uma nova e inconfundível assinatura de luz digital que a Audi introduziu pela primeira vez no Grandsphere da Audi: o Audi Eye. No Activesphere, essa assinatura agora é variada – modos de direção on-road e off-road, cada um com sua própria variante. As luzes diurnas e as luzes traseiras usam tecnologia micro-LED ultrafina para maior precisão e contraste.

Previous
Next

Sportback e active back – arquitetura traseira variável

O conceito Audi Activesphere é um cruzador de fronteiras, o que significa que é um mestre da metamorfose. Sua seção traseira, em particular, reflete o estilo de vida ativo de seus clientes e permite transportar até mesmo equipamentos esportivos volumosos – sem sacrificar a elegância e esportividade da silhueta Sportback.

Se necessário, as corrediças transparentes da janela traseira estão quase niveladas com o teto do Audi Activesphere. Ao mesmo tempo, o segmento inferior e vertical da traseira dobra-se horizontalmente – isso abre uma ampla caçamba chamada traseira ativa que possui suportes para e-bikes, por exemplo. As superfícies laterais da parte traseira, os pilares C, permanecem em posição para manter a silhueta dinâmica do Activesphere, enquanto uma antepara motorizada é implantada atrás dos assentos traseiros para isolar a cabine dos elementos.

Um porta-esquis está integrado no centro da estrutura do tejadilho. Completamente nivelado na posição nominal e praticamente invisível no arco do teto, ele se estende se necessário, para que os esquis possam ser fixados e transportados com segurança.

Previous
Next

Interior priorizado – focado nas pessoas

“Sphere” dá o tom: o componente de nome comum do Audi Skysphere, Grandsphere, Urbansphere, e agora também o Activesphere, faz alusão ao interior. Kilowatts e km/h ou aceleração lateral não estão mais no topo das especificações de design para esta nova geração de carros. Em vez disso, o ponto de partida é o interior, a esfera de vida e experiência dos ocupantes durante a viagem. Suas necessidades e desejos moldam o espaço, a arquitetura e as funções.

Com essa reavaliação, o próprio processo de design muda. No início de todas as discussões, o foco é direcionado para o interior e seu design. Só então a embalagem, as proporções e as linhas do exterior são desenhadas.

Previous
Next

Funcional e minimalista – o interior

O epítome da clareza e organização – esta é a primeira impressão para os passageiros quando eles entram no interior do Audi Activesphere através das portas abertas.

Superfícies verticais e horizontais, juntamente com ângulos retos, dominam a arquitetura do espaço. As zonas interiores apresentam cores contrastantes horizontais e a peça central reinante são as superfícies dos assentos e portas e painéis frontais em vermelho lava quente, que contrastam com o exterior escuro, mesmo olhando pelas janelas laterais. Acima e abaixo desta zona central, as cores escuras (preto, antracite e cinza escuro) também dominam.

Os quatro assentos individuais são suspensos como extensões do console central alto e de comprimento total. Apoiada na consola central, a extremidade superior do lado interior da concha do assento tem a forma horizontal de um apoio de braço. Os designers imaginaram as superfícies do assento, costas e ombros como três conchas circunferenciais separadas; o aspecto visual por si só já promete um bom apoio lateral. Eles também parecem tão leves que flutuam e, assim, mantêm o equilíbrio entre a função automotiva e a elegância de uma poltrona.

Quando o conceito Audi Activesphere está dirigindo no modo autônomo, o painel, o volante e os pedais desaparecem em uma posição invisível. Especialmente na primeira fila de bancos, abre-se um amplo espaço à frente do condutor, que se estende até à extremidade dianteira do Activesphere – e mais além. Para um campo de visão claro, o Singleframe totalmente envidraçado oferece aos passageiros uma visão desobstruída da estrada à frente.

Previous
Next

O painel em si funciona como uma barra de som grande (através das lamelas de madeira), bem como uma ventilação inteligente de largura total nas posições desdobrada e retraída.

Se o motorista quiser assumir o volante, o painel, junto com o volante, gira para fora de sua posição nivelada abaixo do para-brisa – cada motorista pode ajustar a posição ergonômica ideal individualmente. Os controles sem toque MMI nas portas estão sempre acessíveis aos olhos e à mão, por exemplo, para controlar janelas e ajustes de assento.

A arquitetura e a sensação de espaço no Activesphere do Audi são amplamente determinadas pelo console central alto e de comprimento total. Claro, em carros elétricos o console não é mais necessário para segurar um eixo cardan, mas oferece espaço para armazenamento e uma barra de bordo – resfriada ou aquecida. A tampa superior é transparente, o que proporciona uma visão da garrafa e dos copos, mas também integra visualmente o volumoso console no interior. Além disso, há um console no teto, diretamente acima do console central e refletindo suas dimensões, onde os quatro headsets AR para o sistema de realidade misturada são mantidos ao alcance de todos os passageiros.

Previous
Next

Dimensões Audi – atravessando mundos

Ultrapassar fronteiras é a força do conceito Audi Activesphere – e isso também se aplica à interface entre o carro, o usuário e o ambiente. Pela primeira vez, o novo sistema combina a realidade física e a esfera digital para criar um novo mundo: as dimensões Audi.

A peça central do novo sistema são os inovadores headsets de realidade mista – disponíveis individualmente para cada motorista e passageiro. Os usuários também têm acesso a um ecossistema digital abrangente enquanto estão no Activesphere da Audi.

Nos primeiros dias, os óculos de realidade virtual limitavam-se a representar uma realidade virtual sem nenhum elemento do mundo real. No entanto, a tecnologia evoluiu para a realidade aumentada, em que o mundo real é sobreposto com conteúdo virtual. A realidade mista agora é capaz de representar conteúdo virtual com referência espacial ao mundo real em três dimensões. Não há dúvida: no futuro, a realidade mista levará as possibilidades dos head-up displays AR a um nível totalmente novo em termos de flexibilidade, precisão e conteúdo exibível.

Previous
Next

O Audi Activesphere concept é o primeiro a usar uma geração pioneira dessa tecnologia, que por sua vez adiciona a dimensão da interação à dimensão dos mundos real e digital sobrepostos. Com precisão ótica sem precedentes, resolução mais alta e excelente contraste, o sistema traz superfícies de controle e telas, invisíveis a olho nu, para o campo de visão do usuário enquanto está atrás do volante.

Em outras palavras, o usuário pode visualizar o conteúdo virtual, que inicialmente é apenas informativo. Se o usuário focar com os olhos na informação, sinalizando interesse, o sistema apresenta informações mais detalhadas. O conteúdo torna-se um elemento ativo e interativo assim que o usuário está focado e engajado, ou seja, com gestos.

A mão pode seguir intuitivamente o olhar do usuário para controlar as funções do carro, enquanto a interface do usuário (o visor virtual no fone de ouvido) reage às mudanças em tempo real como um instrumento convencional. Um recurso particularmente amigável, o controle virtual se move em direção ao usuário para que ele possa interagir confortavelmente com a interface do usuário, independentemente da posição sentada.

Previous
Next

O interior espaçoso e arrumado do Audi Activesphere não precisa mais ficar em segundo plano em relação à função de teclados e baterias de balança, como sempre acontecia nos cockpits de carros clássicos. Somente quando os usuários precisam de um elemento, ele aparece e pode ser operado tão intuitivamente quanto no mundo real. Importante: As diversas funções do carro agora não são organizadas da maneira típica de hoje em um carro com telas e funções físicas. Mas, em vez disso, eles estão localizados logicamente diretamente na frente dos elementos aos quais estão relacionados. Apenas dois exemplos: o controle AC passa em frente ao respiradouro, o painel interativo de entretenimento e som passa por cima do alto-falante.

No entanto, as possibilidades dessa tecnologia não estão de forma alguma esgotadas. No modo off-road, por exemplo, gráficos de topografia 3D de alta resolução podem ser projetados na paisagem real e informações sobre navegação e destino podem ser exibidas. Informações de segurança no trânsito, ou seja, alertas para engarrafamentos ou estradas escorregadias, também podem ser usadas aqui.

Dependendo de suas necessidades e tarefas, passageiros e motoristas recebem conteúdo muito individual em seus respectivos fones de ouvido de realidade mista. Com o motorista concentrado na direção enquanto está ativo ao volante, os passageiros podem começar a analisar e até mesmo preparar as atividades no destino.

Previous
Next

Mas, ao mesmo tempo, também podem controlar a temperatura e o fornecimento de ar para sua área de estar com o ar condicionado, bem como navegar na seleção de músicas do sistema de som, que cada ocupante pode usar individualmente. Como os fones de ouvido são projetados com precisão para corresponder à geometria do interior do Activesphere, eles podem até projetar cartões de índice virtuais no console central para visualizar o acesso ao conteúdo da web. Como os sensores dos headsets de realidade mista medem o interior com precisão milimétrica, o conteúdo virtual pode ser sobreposto de acordo com as necessidades pessoais e até mesmo usado para interação individual.

A conexão entre os usuários do headset e o carro, juntamente com seu ecossistema, oferece inúmeras possibilidades, mesmo fora do carro. Por exemplo, enquanto rotas de navegação ou manutenção de veículos podem ser preparadas hoje em sua sala de estar em um laptop ou tablet, no futuro, a tecnologia de realidade misturada e o fone de ouvido serão o único hardware necessário.

Por outro lado, o passageiro do Activesphere pode tirar seu fone de ouvido do carro e colocá-lo na pista de esqui para ajudar a navegar na trilha de bicicleta ou encontrar a descida ideal ao esquiar.

Informações sobre o próprio carro, a autonomia da bateria e as estações de carregamento mais próximas também podem ser acessadas dentro e fora do veículo. E, quando necessário, também há avisos prévios, como baixa pressão dos pneus, bem como uma função de previsão do tempo como critério para selecionar uma rota.

Previous
Next

EPI – tecnologia de acionamento personalizada

Devido às suas dimensões e nível de desempenho, o conceito Audi Activesphere se presta ao uso do sistema de acionamento elétrico mais inovador da Audi: o Premium Platform Electric, ou PPE, para abreviar.

Assim como os carros-conceito Audi Grandsphere e Audi Urbansphere relacionados, o conceito Activesphere baseia-se neste sistema modular para produção em série. Ele está sendo desenvolvido sob a liderança da Audi em conjunto com a Porsche AG – os primeiros veículos de produção da Audi baseados em PPE serão apresentados, um após o outro, antes do final de 2023.

O PPE é projetado exclusivamente para sistemas de acionamento elétrico a bateria e, portanto, pode aproveitar ao máximo todos os benefícios dessa tecnologia – para melhorar as características de direção, economia e opções de pacote dos carros.

Como resultado, a Audi pode efetivamente expandir a gama de veículos elétricos em seu portfólio por meio dos segmentos B e C de alto volume. Além disso, as economias de escala permitirão que a tecnologia de classe de luxo e várias versões de modelos diferentes sejam incorporadas a uma ampla linha de modelos sem igual no mercado premium.

Previous
Next

O PPE é a primeira plataforma projetada para acomodar uma gama sem precedentes de automóveis de alto volume – incluindo SUVs e CUVs com grande distância ao solo, bem como carros com uma silhueta plana que fazem parte da linha principal de produtos da Audi, como a série Audi A6, cujas dimensões externas e distância entre eixos são quase idênticas ao conceito Audi Activesphere.

O elemento-chave da futura frota de EPI é um módulo de bateria entre os eixos; no conceito Audi Activesphere, ele contém cerca de 100 kWh de energia. O uso de toda a largura do carro entre os eixos permite obter um layout relativamente plano para a bateria.

Os motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro do Audi Activesphere concept com tração nas quatro rodas fornecem uma potência total de 325 kW e um torque de sistema de 720 Newton metros. As rodas dianteiras e traseiras são conectadas por meio de um eixo de cinco elos. O carro-conceito apresenta suspensão pneumática adaptativa Audi com amortecedores adaptativos.

Previous
Next

Carregamento rápido com 800 volts

O coração da tecnologia de acionamento em todos os futuros modelos de EPI será a tecnologia de carregamento de 800 volts. Isso garante que a bateria, como a do Audi e-tron GT quattro anterior, possa ser carregada com até 270 kW em um tempo muito curto em estações de carregamento rápido. Esta tecnologia revolucionária entrará pela primeira vez nos segmentos de alto volume, gama média e luxo com o EPI.

A tecnologia PPE permite tempos de carregamento que se aproximam de uma paragem de reabastecimento convencional para um automóvel com motor de combustão. Apenas 10 minutos é tempo suficiente para levar a bordo energia suficiente para alimentar o carro por mais de 300 quilômetros.

E em menos de 25 minutos, a bateria de 100 kWh carrega de 5% a 80%. Juntamente com seu alcance de mais de 600 quilômetros, o Audi Activesphere se posiciona como incondicionalmente adequado para longas distâncias, quando necessário.

Previous
Next

O coração da tecnologia de acionamento em todos os futuros modelos de EPI será a tecnologia de carregamento de 800 volts. Isso garante que a bateria, como a do Audi e-tron GT quattro anterior, possa ser carregada com até 270 kW em um tempo muito curto em estações de carregamento rápido. Esta tecnologia revolucionária entrará pela primeira vez nos segmentos de alto volume, gama média e luxo com o EPI.

A tecnologia PPE permite tempos de carregamento que se aproximam de uma paragem de reabastecimento convencional para um automóvel com motor de combustão. Apenas 10 minutos é tempo suficiente para levar a bordo energia suficiente para alimentar o carro por mais de 300 quilômetros.

E em menos de 25 minutos, a bateria de 100 kWh carrega de 5% a 80%. Juntamente com seu alcance de mais de 600 quilômetros, o Audi Activesphere se posiciona como incondicionalmente adequado para longas distâncias, quando necessário.

Share on whatsapp
WhatsApp

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários (0)

Publicação de avisos clasificados de carros esportivos do mercado Brasileiro.

Somos apaixonados por carros esportivos, essa paixão nos motivou a criar nossa plataforma de divulgação de carros esportivos no mercado Brasileiro. Mesmo para comprar ou vender um carro esportivo, nossa plataforma é única voltada exclusivamente para esse segmento.

Copyright © 2022. All rights reserved.