
A Dallara é uma instituição no mundo do automobilismo e, depois de produzir os melhores chassis de competição, criou também a Dallara Stradale, uma barchetta com desempenho impensável para um carro de estrada. A nova versão EXP é a evolução extrema para o carro de pista que alcança um desempenho extraordinário em altas velocidades; é uma melhoria, um salto de qualidade, um aumento de nível que aumenta as estatísticas e o potencial do veículo, sem prejudicar sua aparência.
Apresentação no ‘Minardi Historical Day’ no circuito de Imola
A Dallara Stradale ostenta uma nova carroceria com cores únicas. Durante o fim de semana de 27 e 28 de agosto, por ocasião do ‘Minardi Historical Day’ no circuito de Imola, todos os fãs e entusiastas puderam ver e tocar os carros de corrida, conhecer os pilotos e seus favoritos, mas acima de tudo ouvir mais uma vez o som histórico dos poderosos carros de F1. No evento, o carro 777 Collection de Andrea Levy entrou na pista com o novo kit aerodinâmico EXPerience.
E isso não é tudo. A carroceria do Dallara era dedicada a Alex Zanardi, que pilotou o antigo monolugar de Fórmula 1 da escuderia italiana no campeonato, no princípio dos anos 90.
Super aerodinâmica com uma imagem do passado
O Stradale de Levy é o primeiro carro equipado com o novo kit, que adiciona novos apêndices dianteiros e um aerofólio traseiro biplano. Estas soluções permitem desenvolver uma carga aerodinâmica muito superior ao peso do carro, melhorando ainda mais o desempenho e o equilíbrio do Dallara.
Esta é a versão mais selvagem e extrema do modelo Stradale, projetada exclusivamente para o circuito, já que não será aprovada para uso em vias públicas. Porém isso tem um truque; sua fórmula usa os mesmos ingredientes do modelo de rua, mas melhora em todos os aspectos para se tornar uma fera capaz de oferecer até 2,7 G de aceleração lateral nas curvas.
Manobra de ultrapassagem histórica do piloto Zanardi contra Bryan Herta em Laguna Seca em 1996
Como mencionamos, o Stradale presente em Imola tive uma estética dedicada a Zanardi, e em particular uma homenagem à manobra de ultrapassagem realizada pelo piloto contra Bryan Herta em Laguna Seca, em 8 de setembro de 1996.
Naquele grande prêmio, válido para o campeonato da Indy, Zanardi conseguiu ultrapassar o seu rival na última volta na curva dupla conhecida como ‘Saca-rolhas’ do circuito americano, em uma famosa manobra que é lembrada como ‘The Pass’.
Na lateral da carroceria do Dallara há um código QR que, se for escaneado com um smartphone, conecta com o vídeo original da ultrapassagem do piloto italiano. Tudo em um aceno ao passado.
Motor e desempenho
Por baixo do capô do Dallara encontra-se um verdadeiro ‘coração’ de um carro de corrida. A versão EXP, aliás, está equipada com um bloco de quatro cilindros 2.3 turbo de origem Ford, que podemos encontrar em um Ford Focus RS e também no próprio Stradale. No entanto, a empresa fez melhorias graças à sua colaboração com a Bosch e agora é capaz de desenvolver 493 cavalos de potência e um torque máximo de 700 Nm a 4,00 rpm, ou seja, ganhou 98 cv e 200 Nm em relação ao modelo de rua . Toda a potência é enviada para as rodas traseiras através de uma transmissão sequencial de seis velocidades auxiliada por um diferencial de deslizamento limitado assinado por Quaife.
500 cv podem parecer escassos hoje para um carro esportivo ou supercarro, mas quando esse modelo pesa cerca de 890 quilos, esse número é mais que suficiente para alcançar um desempenho de primeira linha.
Seu peso leve o torna capaz de competir contra um Chiron.
A base do EXP é o mesmo monocoque de fibra de carbono do Stradale, mas a empresa com sede na Itália fez uma série de melhorias na carroceria do carro. Por exemplo, uma asa traseira maior foi instalada, enquanto novos canards e um divisor mais pronunciado agora aparecem na frente. Uma diferença importante em relação ao seu irmão de rua, é que o pára-brisa e o teto foram removidos, o que permitiu que o peso fosse reduzido para apenas 890 quilos, podendo gerar até 1.249 kg de downforce em sua velocidade. máximo: 290km/h. Alcançando também uma relação peso-potência de 1,78 kg/CV. Por exemplo, o Bugatti Chiron, um dos hipercarros mais extremos do mundo com 1.600 cv, tem uma relação de 1,22 kg/cv. Devido ao seu conteúdo de peso, despacha os 0 aos 100 km/h em cerca de 3,3 segundos mas, além disso, oferece uma aerodinâmica avançada que lhe permite ser muito rápido no circuito.
A carroceria também é feita de fibra de carbono e na traseira usa um subquadro de alumínio. A suspensão usa um esquema de triângulos duplos em ambos os eixos, com amortecedores ajustáveis de três vias, para que o piloto possa configurá-los à vontade para obter o máximo desempenho na pista. Além disso, vem de fábrica com pneus slick assinados pela Pirelli, que são os grandes culpados por sua excelente aceleração lateral.
É provável que, graças ao kit aerodinâmico EXPerience, o potencial do Stradale seja ainda mais extremo e se aproxime mais ao de um autêntico carro de competição. Assumimos que os participantes do circuito de Imola pudessem desfrutar do som e do desempenho do Dallara Stradale.
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