
A lenda de uma marca icônica criada por um argentino na Italia dos anos 50.
A empresa chinesa Ideal Team Venture, atual proprietária da marca fundada pelo argentino Alejandro De Tomaso na década de 1950, iniciará a produção do P72 este ano, após ser obrigada a pará-lo devido à pandemia.
A marca icônica, que ressuscitou após a falência em 2004 através da compra da empresa em 2014 aos herdeiros de Alejandro De Tomaso pelo holding de Hong Kong Ideal Venture, responsável pelo hipercarro Apollo Intense Emozione, abrirá a nova sede a meados de 2022. como parte de uma nova parceria com a empresa de engenharia automotiva, Capricorn Group.
O argentino Alejandro De Tomaso, criador da marca e protagonista do legado da lenda De Tomaso, tornou-se sócio da Ford para produzir o famoso De Tomaso Pantera no início dos anos 1960 e, alguns anos depois, resgatou a Maserati da falência. Amigo de Juan Manuel Fangio, ele tentou ter sua própria equipe de Fórmula 1, e a formou com dois nomes que mais tarde se tornaram símbolos do automobilismo mundial: Giampaolo Dallara e Frank Williams.
Origem do nome
O nome P72 deriva do protótipo P70 que De Tomaso projetou para produzir com Carroll Shelby em 1964, mas que nunca foi concluído. O P70 foi nomeado assim pelo motor V8 de 7,0 litros que teria. O P72 recebe esse nome porque é a forma de homenagear esse design.
Plano de produção
O plano de produção do P72 estava inicialmente programado para ocorrer nos EUA, mas De Tomaso diz que obstruções relacionadas à pandemia impediram que ele cumprisse seus cronogramas planejados. Embora tenha assinado um novo acordo com a empresa Capricorn para trazer o carro ao mercado, ela diz que manterá seus “parceiros americanos, instalações, centro de operações de powertrain e iniciativa para expandir sua presença na América do Norte”.
Aliança estratégica
De Tomoso concretizou uma aliança para poduzir o P72 com a firma Capricorn, que é uma companhia conhecida pelo desenvolvimento de peças de alto desempenho para as melhores competições de automobilismo do mundo, como F1, WRC, NASCAR ou Moto GP nas últimas décadas, tendo o LMP1 multicampeão do Le Mans 24h Porsche 919 Hybrid como uma de suas últimas criações; Será responsável pelo desenvolvimento de materiais compósitos, chassis, suspensão e fundição, bem como pela produção geral do P72.
Palavras do presidente
Norman Choi, presidente da marca De Tomaso, disse: “Desde o renascimento da De Tomaso, houve um grande foco no P72 e seu programa de desenvolvimento, que está progredindo muito bem.
“Hoje temos o orgulho de anunciar uma nova aliança estratégica que reafirma nossa filosofia, fortalece nossas competências essenciais e garante o mais alto nível de qualidade para nossas ofertas futuras. Nosso P72 não será apenas desenvolvido, mas também produzido no lendário Nürburgring, proporcionando experiência, qualidade e valor incomparáveis para nossos clientes”, disse Norman Choi, em seu comunicado à imprensa.
É claro que De Tomaso voltou em grande forma e fez isso nas palavras de seu novo presidente para dar continuidade a uma marca lendária. “A maioria das pessoas ouve a palavra De Tomaso e a única coisa que lembra é o Pantera. Sem dúvida, é o carro de maior sucesso da marca, mas nosso foco não se baseia apenas neste produto porque queremos divulgar a história do marca”, sublinhou Norman Choi. Certamente pode se orgulhar deste primeiro grande passo.
Comemoração dos 60 anos da marca em 2019
A De Tomaso comemorou o 60º aniversário de sua criação em 2019, naquele ano a marca De Tomaso apresentou o protótipo P72 no Goodwood Festival of Speed 2019, uma mistura de sensações invadiu o ambiente. A marca, o modelo, seu design, tudo se uniu para transformá-la em uma das peças mais admiradas daquele ano.
Características do DeTomaso P72
O que mais chama a atenção neste novo modelo é o seu marcante design vanguardista, mas não isento daquele toque retrô que todos esperávamos, inspirado nos protótipos de Le Mans dos anos 1960 como o mesmo P70 original que combina muito bem com ele e que faz dele um dos carros esportivos mais bonitos e espetaculares dos últimos tempos.
E se seu exterior já se destaca por aquele belo estilo clássico de carro de corrida, seu interior não fica atrás, com um nível de luxo e sofisticação que nos lembra –e muito– o Pagani Huayra. O couro de alta qualidade que cobre tanto o estofamento quanto os bancos, é combinado com elementos metálicos espalhados por todo o volante, painel de instrumentos com até cinco esferas analógicas ou com o próprio suporte de pedal, enquanto no console central e nos painéis das portas, encontramos inserções de fibra de carbono. As portas com abertura em tesoura, os cintos de segurança com quatro pontos de ancoragem ou os espelhos retrovisores compridos também são detalhes exclusivos deste modelo muito especial.
Mecânica do De Tomaso P72
De Tomaso confirmou que o motor que impulsará seu P72 será nada menos que um V8 5.0 de origem Ford, mas que foi aprimorado por Roush com um supercharger que, embora ainda não tenha números confirmados, chegará, de acordo com o informado pela empresa, além de 700 CV de potência e 813 Nm de torque máximo. Um motor que é essencialmente o mesmo do atual Ford Mustang e, claro, do modelo Roush e que lembra muito a mecânica usada pelo Pantera.
Este V8 também terá um sistema único de lubrificação por cárter seco que permitirá que este bloco americano seja montado em uma posição muito baixa dentro do chassi e, de acordo com a marca, oferecerá confiabilidade e entrega de potência típica de um atmosférico. Eles estão até trabalhando para reduzir o som do supercharger para obter um rugido o mais próximo possível do De Tomaso clássico com motor Ford, como o Pantera ou o próprio P70.
Além disso, os mais puristas terão sorte, pois a transmissão encarregada de gerenciar tudo isso será uma caixa manual de seis marchas. O objetivo com tudo isso é criar um carro esportivo capaz de oferecer as sensações dos melhores carros esportivos e GT da década de 1960, em vez de entrar na atual batalha dos hipercarros.
Lançamento e preço do De Tomaso P72
O melhor de tudo é que é um modelo definitivo e não um carro-conceito, então o que você está vendo é o primeiro modelo de uma série limitada a 72 unidades que finalmente chegará às ruas em 2023, o que significa que sua produção já está muito próxima.
Seu preço já foi anunciado: 750.000 euros, e como foi mencionado, serão apenas 72 donos desta joia mecânica com DNA argentino que continua a ser vista no logotipo inalterável de uma bandeira azul e branca, e um “T” em a forma de uma marca de gado.
Últimas novidades do mercado de carros esportivos no Brasil e no mundo.
Somos apaixonados por carros esportivos, essa paixão nos motivou a criar nossa plataforma de divulgação de carros esportivos no mercado Brasileiro. Mesmo para comprar ou vender um carro esportivo, nossa plataforma é única voltada exclusivamente para esse segmento.