Novo Nanoflowcell Quantino 25 Concept 2023
Novo Nanoflowcell Quantino 25 Concept 2023

Novo Nanoflowcell Quantino 25 Concept 2023

9 de janeiro de 2023
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Conheça o carro elétrico sem bateria que vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos. Além de sua alta velocidade, o carro movido a água conta com uma autonomia de quase 2 mil km.

A NanoFlowCell começou suas atividades em meados dos anos 90. A startup suíça foi um dos fornecedores especialistas em tecnologias avançadas do Salão de Genebra, apresentando seus importantes avanços para carros elétricos. A empresa é a criadora de um dos combustíveis mais sofisticados da indústria, o ‘Bi-Ion’, o que torna os seus concepts particularmente interessantes.

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Em 2014 ouvimos pela primeira vez sobre a empresa, então ainda sediada em Liechtenstein, de propriedade do empresário Nunzio La Vecchia. A NanoFlowcell, agora sediada na Suíça, mostrou várias versões do Quant ao longo dos anos e agora apresentou o Quantino menor, com as chamadas “baterias de fluxo” da empresa.

Desde 1995, a NanoFlowCell apresentou três propostas conceituais e nenhuma se transformou em um modelo de produção pelo fato de a empresa não dispor de fundos para isso, e muito menos para a fabricação do eletrólito líquido que alimenta estes tecnológicos carros elétricos. A empresa cumpriu 25 anos em 2021, mas apenas agora está celebrando, e para isso apresentou um novo concept, o NanoFlowCell Quantino 25 Concept.

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O NanoFlowCell Quantino 25 Concept é um atraente Targa que poderia passar perfeitamente à produção, destacando um design marcante com elegantes e contidas proporções próprias de um esportivo que pede a gritos diversão. A empresa suíça não forneceu muitos detalhes deste pequeno 2 + 2 lugares, mas mostrou um interior com um volante em formato interessante e um túnel de transmissão tão elevado e espaçoso que se funde diretamente com o console central.

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A posição de dirigir é dominada por três telas digitais com ampla informação. Mas o verdadeiramente especial é o seu sistema de propulsão elétrico, baseado em sais de íons que formam um eletrólito líquido. O ‘Bi-Ion’, como é conhecida esta alternativa ao hidrogênio, é armazenado em estado líquido em dois tanques de 125 litros e é bombeado através de dutos a outro tanque, onde se produz uma reação química, e eletricidade, através de uma membrana de separação.

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O NanoFlowCell Quantino 25 Concept é completamente funcional, está baseado em uma plataforma de 48V e conta com quatro motores elétricos, um por roda, que desenvolvem uma potência máxima unitária de 59 kW. No total, 236 kW, equivalentes a quase 321 cv, com os quais acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h. A cereja do bolo é sua autonomia, de nada menos que 2.000 quilômetros.

Pelo menos, é o que afirma a NanoFlowcell. Segundo a empresa, isso é possível graças às ‘baterias de fluxo’. Eletrólito líquido carregado positivamente e negativamente flui de um tanque externo para uma célula de combustível.

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O que é e como Funciona uma Bateria de Fluxo?

Concebidas na década de 1970 como parte de um projeto da NASA, as baterias de fluxo se assemelham a células de combustível que funcionam com hidrogênio. Mas, no caso dele, ao invés de hidrogênio e oxigênio, o que reage aqui são duas soluções eletrolíticas salinas chamadas Bi-Ion, cada uma armazenada em seu próprio tanque.

Os eletrólitos dissolvidos nessa solução líquida circulam por meio de uma bomba – daí o nome ‘flow’ – até a célula eletroquímica ou ‘stack’, onde as duas soluções são separadas por uma membrana. A solução líquida no ânodo é então dividida em íons carregados positivamente que atravessam a membrana e os elétrons, em um processo chamado oxidação. Esses elétrons são usados ​​para gerar a corrente que aciona o motor elétrico. Por fim, estes chegam ao outro lado da pilha, onde reagem com a solução líquida do cátodo em um processo denominado redução.

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Uma de suas principais características é ser um procedimento reversível. Ou seja, assim como a energia pode ser extraída dessa forma na forma de corrente elétrica, elas também podem ser recarregadas invertendo o processo de reação. De qualquer forma, o que os torna realmente interessantes para o setor de transporte é que os tanques podem ser reabastecidos da mesma forma que se abastece em um posto de gasolina convencional.

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A empresa, também desenvolveu uma subsidiária nos EUA para vender o seu carro elétrico, ainda sem data de lançamento prevista, e espera conseguir fabricar o combustível bi-ION mais rápido e a um custo muito mais baixo em solo americano, cerca de 10 centavos de dólar por litro, o equivalente a R$ 0,52 em conversão direta.

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