
A McLaren revelou algo realmente especial durante a edição de 2022 da Monterey Car Week, chama-se Solus GT, mas a maioria de nós provavelmente reconhecerá o design do famoso videogame Gran Turismo SPORT, como o conceito futurista Vision GT que você pode dirigir virtualmente neste jogo. ; agora há o primeiro daqueles carros Vision GT que podem ser conduzidos na vida real.
Em princípio, a McLaren pretende construir 25 exemplares deste Solus GT, e mesmo com um valor de 3.225.000 dólares cada, todos eles já foram vendidos antes mesmo da sua estreia oficial. As entregas começarão em 2023, embora não tenha sido especificado exatamente quando.
Motor, sem trem de força elétrico
Para tornar o Solus GT uma realidade, a McLaren usou sua experiência e tecnologias combinadas de suas equipes automobilísticas e automotivas. Apesar de estar focado na pista, é a visão definitiva de um carro de pista lançado da marca de carros de Surrey, na Inglaterra. Assim como o Solus GT virtual, a versão da vida real é um monolugar que coloca o piloto em ponto morto, assim como seu MCL36 Fórmula 1 e Arrows McLaren SP IndyCar.
Este novo McLaren Solus GT esconde um motor V10 de 5,2 litros naturalmente aspirado assinado pelo especialista Judd, que produz 840 cv e 650 Nm de torque máximo, além de ser capaz de atingir 10.000 rpm. Já a transmissão é sequencial de sete marchas.
Este motor espetacular, que também é um elemento estrutural do chassi do carro, visa oferecer desempenho de primeira linha, como você pode imaginar. Estamos falando de aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e velocidade máxima de mais de 320 km/h, segundo a McLaren.
O aspecto e a aerodinâmica são impresionantes
Olhando para sua aparência externa, você pode dizer que este não é um carro comum da McLaren. A versão virtual do Solus GT era uma forma selvagem com peças semelhantes da Fórmula 1, IndyCar e Le Mans Prototype. A carroceria totalmente em carbono parece retrátil para encaixar o chassi o mais firmemente possível, permitindo que nenhum ar fique sem uso ou se mova para obter o máximo de força descendente e redução de arrasto.
A versão da vida real é praticamente a mesma, mas com porções adicionais que são necessárias apenas para o motor absorver ar e proteger o motorista. O painel frontal “cabeça de martelo” não é apenas funcional para a aerodinâmica dianteira, mas também atrai o ar para dois túneis de comprimento total para produzir um sistema de efeito de solo para manter o Solus GT colado ao solo. Os pára-lamas (a McLaren os chama de “cubos de roda”) não apenas fornecem ao motorista uma ajuda visual para localizar o veículo na pista, mas também ajudam a regular o fluxo de ar ao redor dos pneus dianteiros e traseiros. Sua forma de lágrima foi projetada propositadamente para acalmar o ar turbulento dos pneus, bem como reduzir o acúmulo de pressão de ar (resistência) dentro do poço da roda das escoras.
As rodas são envoltas em pods aerodinâmicos e localizadas por braços de suspensão, o grande divisor dianteiro alimenta o ar em túneis de efeito solo antes de sair do carro através de um difusor completo, enquanto uma entrada inspirada no automobilismo acima da cabine integrada no design da tampa do aro do rolo alimenta ar frio para o motor, proporcionando um som de indução atraente.
A asa traseira fixa de duas partes é a chave para um valor de downforce que excede o peso total do carro. A proporção de downforce para arrasto também é otimizada, auxiliando no desempenho em linha reta e melhorando as habilidades nas curvas.
A carroceria traseira também pode ser removida para facilitar o acesso ao motor e à transmissão, mas também foi projetada com os mesmos princípios do Speedtail: minimizar a pressão de base na traseira do carro e reduzir o arrasto. No entanto, toda essa redução de arrasto não significa que o carro não tenha downforce digno de roda aberta. Em uma combinação equilibrada de carroceria, túneis de efeito solo, asa traseira fixa de alta força aerodinâmica e divisor dianteiro, o Solus GT produz 1.200 kg de força aerodinâmica.
Isso não é apenas maior do que o peso do carro, cerca de 1.000 kg quando cheio de fluidos e recarregado com 90% dos 65 litros de combustível que ele pode transportar, mas também é o veículo com maior produção de downforce já construído pela McLaren. Bem, pelo menos aqueles com uma declaração pública sobre os números de downforce. Por exemplo, o P1 GTR produziu 650kg, o P1 GTR Senna produziu 800kg e o Senna GTR produziu 1.000,17kg de downforce. Também queríamos compará-lo com o modelo F1 LM High Downforce, mas esses números não foram divulgados quando foi produzido.
Observações de Michel Leiters, diretor executivo, McLaren Automotive
“O McLaren Solus GT é a personificação de um carro conceito radical da McLaren originalmente criado para o mundo das corridas virtuais. Projetado sem as restrições dos regulamentos de estrada ou de corrida, mas com todo o espectro da experiência da McLaren para dar vida, ele incorpora nosso espírito pioneiro”.
Caixa de velocidade
O McLaren Solus GT vem com uma caixa de câmbio sequencial de sete velocidades derivada de corrida montada na parte traseira do motor com a suspensão traseira fixada na carcaça, os componentes internos vêm com engrenagens de corte reto acopladas por meio de uma embreagem de fibra de carbono multidisco para uma condução agressiva através da marcha mudanças; mas todo o sistema é totalmente automatizado e controlado por software, eliminando a necessidade de o motorista acionar a embreagem, auxiliando nas partidas de pit lane, é seguro dizer que este carro dirigirá totalmente diferente de um carro de estrada normal. Portanto, a McLaren MSO está dando aos clientes a opção de dirigir o protótipo Solus GT e permitindo que eles comentem sobre a experiência para tornar os 25 carros de produção ainda melhores, o primeiro cliente pode esperar receber seu McLaren Solus GT exclusivo como no início de 2023, cada um virá com um estojo de desgaste sob medida que inclui um conjunto completo de ferramentas, macacos, suportes, rádios e um pré-aquecedor de refrigerante … pronto para as atividades na pista do proprietário.
Suspensão
O motor e a caixa de velocidades estão ligados a um monocoque de fibra de carbono com estruturas de impacto de fibra de carbono. O trem de força é “totalmente estressado” no sentido de que o motor e a transmissão são estruturalmente parte do carro, assim como os carros de rodas abertas da McLaren. Sua suspensão também é semelhante à dos carros de corrida, pois as rodas são ligadas à suspensão de mola tripla por meio de pushrods na frente e pullrods na traseira.
O carro usa uma mola helicoidal central que controla o movimento quando as rodas esquerda e direita se movem ao mesmo tempo, como passar por um solavanco, acelerar/frenar ou carregar do aero. As barras de torção externas só atuam quando o chassi está rolando ou quando uma roda individual está mudando, como bater em um meio-fio em uma curva. Isso permite que a suspensão funcione suavemente sem comprimir repentinamente quando a aerodinâmica realmente carrega a suspensão.
Freios e Pneus
Os freios são igualmente impressionantes, sendo um conjunto de pinças de alumínio monobloco de seis pistões nas quatro rodas. Essas pinças usam um conjunto de pastilhas de fibra de carbono que são apoiadas contra um conjunto de rotores de freio de fibra de carbono para um desempenho de parada impressionante em velocidades de pista. Estes são então cobertos por um conjunto de rodas 18×12,5 dianteiras e 18×13 traseiras de alumínio que estarão disponíveis com pneus da classe Le Mans Prototype 2 (LMP2) em 30/68R18 dianteiros (diâmetro total de 26,7 polegadas e piso de 11,5 polegadas) e 31/71R18 traseiro (27,8 polegadas de altura e 12,6 polegadas de largura). O carro será fornecido com um conjunto de versões slick e wet desses pneus.
Como Tom Cruise em Top Gun
Toda essa velocidade e desempenho exigem um corpo para combinar. Só de olhar para o carro monolugar, você sabe que esta não será uma experiência de condução comum. O cockpit parece ter saído direto do Top Gun, já que o dossel transparente desliza para frente e se levanta para permitir que seu único ocupante entre. Também é acionado por dentro através de uma alavanca mecânica.
Esse piloto é então recebido em seu assento moldado especial que não apenas se encaixa em seu traje de corrida resistente ao fogo e homologado pela FIA, capacete, caixa de pedal, fone de ouvido de rádio (para se comunicar com seus mecânicos, sem ouvir iTunes ou Spotify) e HANS Dispositivo todos igualmente adaptados para se adequar ao proprietário. Uma estrutura de halo e roll ring no estilo Fórmula 1 oferece segurança adicional com uma estrutura feita de titânio impresso em 3D, que é a primeira vez para um veículo McLaren de produção que não é de corrida.
O driver também é protegido por um sistema de supressão de incêndio instalado. Também adicionado a esta cabine é um sistema HVAC completo que manterá o motorista confortável enquanto estiver dentro deste carro de corrida de cabine fechada e pode ficar perigosamente quente sem ele. Se uma colisão deixar a capota incapaz de abrir, há uma escotilha de emergência localizada no teto da capota.
Uma vez dentro e com a cabine fechada, o motorista tem uma visão muito clara à sua frente. Não há painel tradicional, como seria de esperar dos carros de estrada da McLaren, mas também não é a exibição frontal selvagem vista no Ultimate Vision GT virtual. Em vez disso, é um display Thin-Film Transistor (TFT) derivado do esporte a motor alojado no volante de fibra de carbono, juntamente com os muitos ajustes de configuração do veículo que o motorista pode fazer no Solus GT.
É semelhante aos volantes usados em seus pilotos de F1 e IndyCar. Mais controles são encontrados na estrutura do halo, juntamente com uma tela retrovisora com uma câmera grande angular de 180 graus montada no aro de capotamento logo atrás da cabeça do motorista. Isso ajuda a sair do pit lane e passar com segurança pelo tráfego na pista. O motorista também pode especificar outros elementos dentro da cabine, mas o principal objetivo da McLaren é permitir que você mantenha o foco na direção.
Infelizmente, mesmo que eu tivesse dinheiro para fazer um depósito e depois comprar o Solus GT agora, já é tarde demais. Os 25 carros fabricados pela McLaren já foram vendidos bem antes da apresentação durante a Monterey Car Week. Espera-se que esses clientes recebam seus carros exclusivos de pista em 2023, mas os testes de pista já estão em andamento para garantir que esses carros exclusivos e totalmente capazes estejam prontos para o seu estilo de vida no automobilismo.
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