Venom F5, o hipercarro da Hennessey de 1.817 CV que quer ir para o recorde e ultrapassar os 500 km/h
Venom F5, o hipercarro da Hennessey de 1.817 CV que quer ir para o recorde e ultrapassar os 500 km/h

Venom F5, o hipercarro da Hennessey de 1.817 CV que quer ir para o recorde e ultrapassar os 500 km/h

3 de fevereiro de 2022
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A versão de produção do musclecar de Hennessey, concebido para quebrar a barreira dos 500 km/h, está chegando aos seus novos proprietários

Com o Venom F5, Hennessey estava determinado a criar o primeiro hipercarro capaz de quebrar a barreira dos 500 km/h. Nos últimos anos a marca vem apresentando diferentes características, desde seu motor chamado ‘Fury’ até seu novo chassi, inovando também seu interior, depois de muito trabalho e desenvolvimento o carro que ambiciona atingir o recorde de velocidade acima de Bugatti, Koenigsegg e SSC Tuatara, serão construídos apenas 24 exemplares, todos já vendidos.

Desde o início, o Venom F5 foi concebido para ser o veículo de produção mais rápido do mundo.

Porque esta versão é apresentada com a convicção de se tornar o carro de produção mais rápido do mundo, tentando assim ultrapassar os últimos vencedores deste título, o SSC Tuatara, o Bugatti Chiron Super Sport 300+ ou o Koenigsegg Jesko Absolut. Esse é o desafio da empresa texana depois de fazer com sucesso suas primeiras entregas, o recorde oficial ainda é do SSC Tuatara, embora não oficialmente o mais rápido seja o Chiron, que sem medições oficiais, atingiu 490.484 km/h. O fabricante Hennessey antecipa aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e de 0 a 200 em menos de cinco.

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Nova equipe de desenvolvimento

Os nomes “Hennessey” e “Venom” podem parecer familiares, mas o Venom F5 é um carro diferente do Venom GT de 265 mph, e é construído por uma nova empresa chamada Hennessey Special Vehicles (HSV), que é independente da Hennessey Performance . Negócio de modificação de engenharia.

 

Assim como no Venom GT, a Hennessey está tentando quebrar o recorde de velocidade em terra dos carros de produção, desta vez chegando a 300 mph. A empresa disse anteriormente que estava considerando uma corrida de alta velocidade em uma seção fechada da rodovia do Texas, usando o carro de um cliente. Uma alternativa poderia ser durante o teste planejado na pista de pouso da NASA.

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Aspectos tecnicos

O Hennessey Venom F5 mede 4,66 m de comprimento, 1,97 m de largura e possui um corpo monocoque de fibra de carbono pesando apenas 86 kg montado em um chassi com extraordinária rigidez de torção de até 52.000 Nm por grau, superando até mesmo o Bugatti Chiron. Isso permite atingir um peso total de apenas 1.338 kg, um valor inferior à sua potência e torque e que garante uma velocidade máxima sensacional.

O motor V8 “fúria”

É um motor V8 com turbo duplo e 6,6 litros de cilindrada que recebeu o nome de ‘Fúria’. O Furia é baseado em um motor Chevrolet LS, mas fortemente revisado com novos componentes sob medida, será capaz de alcançar os 1.817 cv e 1.617 Nm de torque de pico que impulsionam as rodas traseiras através de uma transmissão de sete velocidades, o que significa 277 CV/litro.

O bloco pesa apenas 280 quilos e inclui materiais de última geração como titânio ou Inconel (uma liga à base de níquel) que é usado em componentes como pistões, bielas ou virabrequim.

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Pneus

Para suportar essa potência, o Venom F5 é equipado com pneus 265/35 R19 e 345/30 R20 Michelin Pilot Sport Cup 2 nos eixos dianteiro e traseiro, respectivamente.

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O interior

A cabine do Venom F5 está no mesmo nível dos hipercarros avançados da Aston Martin, como o Valkyrie, deixando para trás o estilo dos supercarros americanos tradicionais.

Com um design bastante moderno e muito acabamento em fibra de carbono, são incorporados um volante altamente tecnológico e uma tela integrada com a função do painel.

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Testes recentes na pista de pouso da NASA

Em janeiro passado, a equipe estava realizando testes de estabilidade em alta velocidade, uma velocidade declarada de mais de 250 mph, com o veterano engenheiro da GM John Heinricy ao volante. O hipercarro estava no modo F5, que libera os 1.817 cv do motor no E85. Um porta-voz da Hennessey informou que a corrida era para testar a potência máxima e que nenhum tempo oficial foi realizado, pois não era um teste da velocidade absoluta do veículo.

Hennessey planeja ver o quão rápido o Venom F5 pode ir em 3,2 milhas na pista da NASA na Flórida nos próximos meses.

A primeira das três fases de testes de alta velocidade para o Hennessey Venom F5 foi concluída antes da estreia pública do hipercarro no Amelia Island Concours d’Elegance em maio passado. Durante esse tempo, Hennessey anunciou que o Venom F5 atingiu 200 mph durante os testes aerodinâmicos.

Essa velocidade, alcançada em uma pista de 2,2 milhas em uma antiga base da Força Aérea dos EUA no Arkansas, é cerca de dois terços da velocidade máxima declarada do Venom de 311 mph, mas esse teste também não era para quebrar recordes. A equipe estava se concentrando no refinamento de velocidade média e no comportamento de desaceleração, disse Hennessey na época.

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Detalhes do teste

O V-8 de 6,6 litros com turbocompressor duplo do Venom F5 também foi restrito a 900 hp, apenas cerca de metade de sua potência alvo de 1.817 hp. Com as torneiras bem abertas, Hennessey afirma que o V-8 também produzirá 1.193 libras-pés de torque e rotação a 8.500 rpm (embora esteja restrito a 8.200 rpm fora do modo especial F5) enquanto estiver executando o E85. A potência é controlada por uma transmissão manual automatizada de embreagem única CIMA de 7 velocidades.

Além da base não utilizada da Força Aérea, o programa de testes incluiu paradas no próprio local de Hennessey em Sealy, Texas, e no Circuito de Silverstone do Reino Unido, onde o primeiro dos 24 hipercarros Venom foi construído. Sessões adicionais de testes serão realizadas em Laguna Seca e no Circuito das Américas (COTA), de acordo com Hennessey. Nada se sabe ainda sobre a abordagem da terceira fase de testes.

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Preço e lançamento do Hennessey Venom F5

O Hennessey Venom F5 foi lançado à venda em 2021 para coincidir com o aniversário de 30 anos do fabricante. As 24 unidades planejadas começarão a ser entregues este ano. O preço chega a 2,1 milhões de dólares (cerca de 1,7 milhões de euros na troca)

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