Yangwang da BYD revela supercarro elétrico U9 com mais de 1100 cv
Yangwang da BYD revela supercarro elétrico U9 com mais de 1100 cv

Yangwang da BYD revela supercarro elétrico U9 com mais de 1100 cv

18 de janeiro de 2023
0 Comentários
china-flag
O líder mundial em vendas de veículos eletrificados? Tesla, talvez? Ou é a Toyota, com todos os seus híbridos? Não. É a BYD (Build Your Dreams), uma gigante automotiva chinesa que vendeu quase dois milhões de carros totalmente elétricos e híbridos em 2022 e é a principal fabricante mundial de veículos elétricos.

Quase todos os tipos de carros que você pode imaginar, a BYD os fabrica com um trem de força elétrico ou híbrido plug-in. Está até assumindo as redes de ônibus da Europa com trânsito totalmente elétrico em muitas cidades agora usando o emblema BYD. Mas há uma área que ainda não foi totalmente conquistada: o mundo do luxo e do desempenho.

Então, o nome um tanto interessante YangWang U9, é onde o caminho da BYD para o domínio mundial finalmente leva a seguir. Em sintonia com as tendências automotivas atuais, YangWang foi lançado como uma nova submarca sob a bandeira BYD, e é tudo sobre – você adivinhou – luxo e desempenho. Um rival chinês para Audi, Mercedes, BMW, você escolhe.

Previous
Next

Um enorme SUV totalmente elétrico semelhante ao Classe G chamado U8, com mais de 1.100 PS desenvolvido por um trem de força elétrico com tração nas quatro rodas, é o primeiro carro real da marca YangWang. Mas o que mais chamou atenção é a promessa de um novo supercarro totalmente elétrico, revelado com poucos detalhes, exceto por uma promessa impressionante.

O supercarro rebaixado, amarelo e com aparência de jogo de computador é chamado de U9 e, quando chegar no final deste ano, se juntará a vários supercarros e hipercarros totalmente elétricos que chegam ao mercado. Pense em seus NIO EP9s, Lotus Evijas, Rimac Neveras e Pininfarina Battistas do mundo, e o U9 provavelmente é outro a ser adicionado à lista.

Previous
Next

0 a 100 km/h em menos de 2,0 segundos

Nenhuma especificação de desempenho foi revelada, mas a BYD diz que o hipercarro da marca YangWang contará com um sistema de transmissão elétrico de quatro motores. Nada muito pouco convencional sobre isso – os rivais usam essa configuração para implantar grandes números de potência, como os reivindicados 2.000PS (1.470kW) do Evija e os 1.940PS (1.427kW) semelhantes do Rimac Nevera.

No entanto, a BYD diz que o U9 será capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de 2,0 segundos. Isso não é uma façanha nova – o Rimac Nevera e o Pininfarina Battista alcançam a marca de referência abaixo desse valor. Mas para YangWang aparecer do nada e mostrar à maior parte do estabelecimento de hipercarros do mundo um par de saltos limpos desde o início? Talvez isso fosse algo absurdo cinco anos atrás, mas com a tecnologia EV apenas nivelando o campo de jogo, talvez não seja tão absurdo quanto antes.

Previous
Next

Design

O Yangwang U9 é estilizado com a linguagem de design “portão do tempo e do espaço” da marca. É um esportivo rebaixado de duas portas com vários elementos aerodinâmicos.

De momento o que temos é uma carroçaria muito agressiva e aerodinâmica em que se destacam, por exemplo, algumas impressionantes luzes diurnas LED em forma de C, enormes brânquias no capô para ventilar a frente, nas laterais há arcos de roda arredondados, grandes portas de abertura em tesoura com recortes, além de entradas de ar para os motores elétricos.

Na parte de trás, há uma barbatana que ajuda a colocar tal fera em cada curva com a máxima precisão, uma barra de luz LED de largura total, um difusor colossal sob o pára-choque traseiro e uma janela traseira persiana com uma aleta transparente que lembra o Mercedes-AMG One.

Previous
Next

Plataforma e4 com tecnologia IP68 à prova d’água e vedação da carroceria

O Yangwang-U9 usa da nova plataforma e4 da marca, que aplica tecnologia de propulsão independente de quatro motores elétricos, que será produzida em massa na China. Essa solução foi projetada para ampliar os níveis de segurança de condução. Em comparação ao powertrain dos veículos de combustível convencional, a plataforma e4 é capaz de ajustar com precisão a dinâmica das quatro rodas graças ao controle vetorial independente dos quatro motores.

O e4 Platform pode proporcionar maior segurança, pois controla a movimentação do veículo regulando o toque das rodas em tempo real. Após o estouro de uma única roda, por exemplo, a tecnologia pode ajustar o torque das três rodas restantes com precisão de milissegundos, ajudando o veículo a frear de forma mais estável. Espera-se que esse recurso minimize o risco de acidentes secundários.

Previous
Next

Os modelos equipados com a Plataforma e4 também adotam a tecnologia IP68 à prova d’água e vedação da carroceria para permitir que os veículos flutuem sobre a água através do controle vetorial independente de quatro rodas, demostrando um potencial muito maior para a aplicação da tecnologia dinâmica em comparação com veículos convencionais.

O motor pode atingir 20.500 rpm e uma potência superior a 1.100 cavalos, permitindo que os veículos circulem em diversas condições, inclusive dentro e no fora da estrada e em rodovias de alta performance. Há algum tempo, um modelo de testes Yangwang equipado com a plataforma e4 superou com sucesso o desafio de subida no deserto de Alashan, demonstrando plenamente seu grande potencial no controle de aderência das quatro rodas.

Com a plataforma e4, o veículo pode fazer um giro de 360 ​​graus em pisos aderentes, como asfalto, usando seu motor elétrico integrado, desenvolvido internamente. Graças à capacidade independente de saída de torque (positivo e negativo), mesmo que a direção e os freios não estejam funcionando de forma normal, a plataforma e4 permite que o veículo pare de 100 km/h em menos de 40 metros e faça curvas em menos de 12 metros.

Previous
Next

Inspiração do logotipo

O logotipo Yangwang é inspirado na inscrição da palavra chinesa “电” (que significa eletricidade). Como um dos hieróglifos mais antigos e reconhecidos no globo terrestre, o símbolo “电” testemunhou a implicação evolutiva da eletricidade, que remete ao progresso da civilização humana.

Concessionárias

A Yangwang terá uma rede independente de concessionárias com tudo o que uma marca premium pode oferecer, A Yangwang pretende redefinir o padrão de desempenho dos elétricos premium com a capacidade industrial abrangente da BYD após 20 anos de esforços e pesquisas.

Preço

O preço que propõem para a China no início das vendas será de cerca de um milhão de yuans, o que equivaleria a cerca de 138 mil euros. Portanto, estaríamos diante de um carro caro, sim, mas em termos de preço/desempenho seria uma das melhores alternativas do mercado mundial. Quem está louco para vê-lo em ação no asfalto de um circuito o quanto antes…?

Previous
Next

História da BYD no mercado Brasileiro

Em 2015, a BYD iniciou a sua história no Brasil ao inaugurar sua primeira unidade de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Dois anos depois, foi aberta a segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.

A terceira fábrica veio em 2020, no Polo Industrial de Manaus (AM), produzindo baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4) para abastecer a frota de ônibus elétricos. A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro.

A BYD também comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos. Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e, atualmente, conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação. Em abril de 2022, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro.

Share on whatsapp
WhatsApp

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicação de avisos clasificados de carros esportivos do mercado Brasileiro.

Somos apaixonados por carros esportivos, essa paixão nos motivou a criar nossa plataforma de divulgação de carros esportivos no mercado Brasileiro. Mesmo para comprar ou vender um carro esportivo, nossa plataforma é única voltada exclusivamente para esse segmento.

Copyright © 2022. All rights reserved.